25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Água de São Carlos é uma das melhores do Brasil

Água de São Carlos é uma das melhores do Brasil

02/06/2012 08h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Água de São Carlos é uma das melhores do Brasil

O município de São Carlos é destaque nacional quando o assunto é saneamento básico. A cidade tem abastecimento de água para 100% da população, com 80 mil ligações. Toda água servida é clorada e fluoretada.

A coleta de esgoto chega a 99% da população. Do total de esgoto gerado, 85% já recebe tratamento e até o final de julho, este índice chegará a 100%. É por tudo isso que o Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS) coloca o sistema de saneamento básico são-carlense como um dos melhores do país.

Os números são muito melhores do que os nacionais, onde apenas 46% do esgoto é coletado. Um total de 54% da população ainda utiliza fossas assépticas e fossas negras para destinar dejetos. Por conta disso, são inúmeras as visitas, até de delegações do exterior á Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

À frente deste modelo de sucesso em saneamento básico está o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Usando tecnologias de ponta e planejamento estratégico, esta “empresa” opera com orçamento de R$ 60 milhões anuais e conta com uma equipe de 457 servidores. “Temos realizado grandes investimentos e contamos com uma equipe de grandes profissionais, a quem tenho que agradecer publicamente pelo empenho em prol da população de São Carlos. Ao lidar com saneamento estamos lidando com saúde pública, o que é prioritário para uma cidade importante como é São Carlos”, afirma o diretor-presidente do SAAE, Eduardo Cotrim.

A autarquia vem trabalhando de forma intensa para combater as perdas o e uso irregular da água. Para tanto utiliza materiais adequados nas novas redes e ligações, realiza pesquisa de vazamentos não visíveis através da tecnologia de geofonamento, agiliza os consertos e melhora o gerenciamento de toda a infraestrutura. Também é realizado um trabalho constante de hidrômetros antigos ou danificados e de combate às fraudes, que são os “gatos” ou ligações clandestinas.

A implantação de medições individuais em condomínios, iniciada no Núcleo Habitacional Waldomiro Lobbe Sobrinho (CDHU) é modelo para todo o Estado de São Paulo, pois amplia a responsabilidade do consumidor e leva ao consumo racional da água. Através da tecnologia é hoje realizado um sistema de coleta de leitura e emissão simultânea de contas.

TARIFA SOCIAL – O Programa de Tarifa Social, desenvolvido pelo Setor de Assistência Social do SAAE com as famílias carentes, garante uma tarifa social para quem consome até 30 metros cúbicos mensais e que participem de programas de complementação de renda dos governos municipal, estadual ou federal.

Através de um moderno portal, o SAAE também oferece uma grande gama de serviços via internet. Assim, o usuário pode consultar as tarifas e calcular o custo de sua conta; emitir segunda via de conta de água; verificar a autenticidade da certidão emitida, e efetuar consulta a protocolos e processos e ainda solicitar certidão negativa ou positiva de débitos.

TECNOLOGIAS – O SAAE vem usando modernas tecnologia para a prestação de serviços, como o Sistema de Telemetria e Telecomando. São Carlos foi a primeira cidade brasileira a desenvolver tal sistema para saneamento. Hoje esta tecnologia opera 28 estações.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x