23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Altomani acompanha Mutirão da Catarata

Altomani acompanha Mutirão da Catarata

31/05/2016 10h56 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Altomani acompanha Mutirão da Catarata

O prefeito Paulo Altomani esteve no último sábado (28), na Santa Casa de São Carlos, para acompanhar o mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio. A convite do provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, o prefeito acompanhou um procedimento cirúrgico de cada para conhecer a técnica utilizada pelo hospital, com anestesia à base de colírio tópico. “A cirurgia demora alguns minutos e o paciente volta a enxergar rapidamente. Realmente é uma maravilha a nova técnica. Ninguém precisa ficar internado e a incisão é mínima”, comentou Altomani.  “A demanda é grande, principalmente porque o hospital atende pacientes de outras cidades, porém o procedimento é rápido e totalmente gratuito”, observou.

A Santa Casa de São Carlos atendeu, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no último fim de semana 170 pacientes, sendo que 120 foram operados da catarata e 50 do pterígio. Desde início deste ano já foram realizadas 409 cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio divididos em 5 mutirões. Os recursos para a realização das cirurgias são provenientes de repasses feitos pelo governo federal. Em 2015 foram repassados R$ 903 mil e em 2016 R$ 311 mil até o momento.

Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, o mutirão é necessário para atender a demanda. “O volume de pacientes mostra a necessidade de se fazer essas cirurgias, e ainda prestar serviço à população de forma gratuita”, ressaltou.

Até momento foram realizados 9.245 procedimentos cirúrgicos nesta especialidade. Todos feitos para atender aos pacientes do SUS de São Carlos e região. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x