1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunas da E.E. Militão conquistam 2ª colocação no NASA Space Apps Challenge

Alunas da E.E. Militão conquistam 2ª colocação no NASA Space Apps Challenge

A equipe “TWENTY-EIGHTH STAR”, apresentou um projeto para conscientizar a importância da sustentabilidade para gerações futuras

20/10/2020 07h01 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Alunas da E.E. Militão conquistam 2ª colocação no NASA Space Apps Challenge Foto: Arquivo Pessoal

Em 2020, São Carlos recebeu pelo segundo ano consecutivo, o NASA Space Apps Challenge, que contou com a participação de 8 equipes e mais de 80 pessoas participaram do hackathon entre mentores, jurados, organizadores e participantes, segundo um dos organizadores do evento, Matheus Ortiz, na entrevista concedida ao Fala São Carlos.

De acordo com Ortiz, neste ano contou com a participação de uma equipe, TWENTY-EIGHTH STAR, formada por 3 meninas de 13 anos e que são alunas da 8ª série na Escola Estadual Antonio Militão de Lima. Elas apresentaram um projeto para conscientizar a importância da sustentabilidade para gerações futuras, no caso, um jogo voltado para o público infantil, de 6 a 14 anos.

A equipe no final do evento conquistou a segunda colocação na categoria “melhor apresentação”, que foi uma surpresa, porque normalmente participam em sua maioria adultos, explicou o coordenador do evento em São Carlos. “Para nossa surpresa, a gente tem em maioria um público formado por adultos e universitários, tivemos a participação de um grupo de 3 meninas com 13 anos e estudantes do Militão. E tem mais, elas participaram de igual para igual com os adultos e conquistaram a segunda colocação com projeto de um jogo infantil de conscientização da sustentabilidade do meio ambiente”, salientou Ortiz.

A nossa reportagem conversou com a Manoela Ferracini Regulon (13 anos), uma das participantes da equipe “TWENTY-EIGHTH STAR”, e explicou por que escolheram o tema “Sustentando nosso planeta para gerações futuras”. “Nós escolhemos esse tema por causa do que vem acontecendo com o meio ambiente, que está sendo muito agredido, por meio da nossa observação e acompanhamento das notícias”, ressaltou Manoela.

Manoela comentou qual foi a maior dificuldade e facilidade enfrentada pelo grupo no hackathon. “A maior dificuldade que enfrentamos foi o medo de competir em um lugar que só tinha adultos, o tempo extremamente curto (apenas 2 dias) e uma dificuldade que surgiu com os slides. A facilidade eu acho que foi a nossa comunicação e criatividade que estava sempre pensando em novas ideias para o projeto”, explicou.

A nossa reportagem perguntou para elas se pretendem continuar os estudos na área de tecnologia e/ ou meio ambiente?

A Laura Fernanda Cordeiro disse que sim. “Pretendo ir para o ramo de estudos da Física e Astronomia, pois sou completamente apaixonada pelo universo”.

A Manoela ainda não sabe sobre o futuro dos seus estudos. “Ainda não sei ao certo, mas por enquanto tenho em mente continuar os estudos nessas áreas, ou então seguindo a área da biologia, que me interesso muito também.

Já a Natália Yumi Okino ainda não se decidiu sobre o seu futuro nos estudos. “Não sei ao certo, talvez sim, pretendo ir para uma área voltada mais para a biologia, já que eu gosto muito dessa área”.

Nasa Space Apps Challenge – finalistas da etapa global

No período de 2 a 4 de outubro, o município de São Carlos realizou o NASA Space Apps Challenge. Mas, neste ano o desafio foi virtual, por causa da pandemia. Foram 48 horas de hackathon com dados oferecidos diretamente pela NASA.

De acordo com o coordenador Ortiz, os finalistas na etapa de São Carlos e que estão classificados para a etapa global são:

– Categoria melhor apresentação: equipe “DetIEEEctados”, composta por Rafaela, Gustavo, Leticia e Allan, construíram uma inteligência artificial que lia imagens de satélites e mapeavam a areia do deserto do Saara, e transformavam essas imagens em um mapa de calor;

– Categoria melhor projeto: equipe 12 “ParsIEEEcs”, composta por Mateus, Lucas, Icaro e Fernando, construíram um jogo para ensinar coisas sobre o espaço para jovens.

Agora esses finalistas de São Carlos serão avaliados por um Julgamento Global, que são especialistas no assunto da NASA e outras agências parceiras. Cada projeto será avaliado de acordo com os critérios de julgamento: impacto, criatividade, validade, relevância e apresentação. Esses votos determinarão as melhores equipes, que serão conhecidas como “Finalistas Globais”. Depois de notificados, os Finalistas Globais serão solicitados a enviar seu país de residência.

Depois na última fase de avaliação, os Finalistas Globais serão avaliados por um comitê executivo da NASA e outras agências parceiras. Este comitê indicará equipes para um dos seis prêmios globais: Melhor Uso de Dados, Melhor Uso de Tecnologia, Impacto Galáctico, Mais Inspirador, Melhor Conceito de Missão e Melhor Uso de Ciência. A inscrição vencedora para cada uma das categorias acima será conhecida como os “Vencedores globais”. Os vencedores globais serão anunciados através da mídia social do Space Apps e aparecerão no site do Space Apps: https://2020.spaceappschallenge.org, e receberão convites da NASA e das agências parceiras, como por exemplo, visitar a agência espacial americana.

O que é o NASA Space Apps?

Desde a sua criação em 2012, o International Space Apps Challenge da NASA se tornou o maior hackathon do mundo, envolvendo milhares de pessoas em todo o mundo a usar os dados abertos da NASA para criar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço. O NASA Space Apps inspira as comunidades locais a se unirem, pensarem intensamente e criarem soluções para problemas importantes. A cada ano, os Apps Espaciais envolvem milhares de pessoas em cidades ao redor do mundo para trabalhar com os dados de código aberto da NASA em um sprint de 48 horas. Equipes de tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, artistas e outros colaboram para responder a alguns dos desafios mais prementes da Terra e do espaço.

Como funciona o NASA Space Apps?

Em um fim de semana por ano, com a ajuda da Equipe Organizadora Global da NASA (carinhosamente conhecida como Equipe GO), centenas de líderes locais ao redor do mundo realizam eventos em um sprint de 48 horas, no qual seus participantes criam soluções para os desafios que a NASA propõe, criando jogos, aplicativos para smartphone e computador, vídeos, ferramentas de ensino e muito mais. Os desafios mudam a cada ano dentro do tema da Terra e do espaço. Alguns dos desafios mais populares em 2019 incluíram assuntos que vão desde a elevação do nível do mar na Terra até o design de missões sustentáveis até Vênus e Marte.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x