24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos têm pouca informação sobre documentos

Alunos têm pouca informação sobre documentos

27/04/2012 13h27 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Alunos têm pouca informação sobre documentos

Dentro do projeto Roda da Cidadania funcionários do Poupatempo em São Carlos estiveram na manhã de ontem na escola estadual Álvaro Guião para um palestra sobre a importância da conservação de documentos e também sobre os serviços utilizados pela unidade na cidade.

A palestra contou com a presença de 1.200 alunos do ensino médio, na faixa de 15 a 18 anos. “Nós entendemos que eles têm pouca informação a respeito dos documentos”, diz Vera Lúcia Soares, coordenadora pedagógica da escola Álvaro Guião.

Vera explica que quando algum aluno perde o documento, os funcionários e professores da escola indicam para eles irem até o Poupatempo. Porém, os alunos desconhecem. Dessa maneira, surgiu a iniciativa de mostrar o programa a eles. “É por isso que deixamos o pessoal do Poupatempo fazerem uma palestra aqui”.

Para Vera existe a necessidade de disseminar essas informações para os alunos, pois assim serão transmissores destes conhecimentos dentro de suas casas. “Os palestrantes, além de falar com os alunos, trazem um folder com as informações necessárias e para que eles levem para casa a informação para os pais”, ressalta.

Os alunos receberam dicas de cuidados com os próprios documentos, sobretudo o RG, que em caso de perda ou roubo é só se dirigir à agência do Poupatempo para fazer uma segunda via. E sobre a importância do RG para identificação na hora de fazer uma prova de concurso, vestibular e viajar. “Essa ação com as escolas é uma das estratégias que temos usado de aproximar o Poupatempo e orientar os cidadãos sobre os nossos serviços”, explica Lívia Gutierrez, administradora do Poupatempo São Carlos.

Lívia disse que o grupo já esteve em outras escolas da cidade e que os alunos estão se interessando bastante. “Eles têm muitas dúvidas, às vezes, eles perguntam durante a palestra, mas, muitas vezes, perguntam no final individualmente”.

No final de cada palestra é distribuído um folder aos alunos sobre os serviços prestados pelo Poupatempo; também os colaboradores ficam para responder as dúvidas e questionamentos dos alunos.

RODA DA CIDADANIA – O projeto foi criado pelos trabalhadores do Poupatempo São Carlos, com o objetivo de aproximar o Estado do cidadão, no caso, o Estado, neste momento, é representado pelo Poupatempo São Carlos. “A primeira ação são as palestras que estamos fazendo nas escolas. Em outras oportunidades, damos cursos sobre como se inserir no mercado de trabalho, sobretudo ao primeiro emprego. E uma terceira ação é levar os serviços até os cidadãos”, explica Lívia Gutierrez, administradora do Poupatempo São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x