24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Amarelinho que invadiu jornal será processado

Amarelinho que invadiu jornal será processado

19/12/2011 18h46 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Amarelinho que invadiu jornal será processado

O agente municipal de trânsito (Amarelinho), de nome Francisco, que invadiu a redação do jornal Primeira Página na última sexta-feira (16) irá responder por seus atos na Justiça Civil e na Justiça Criminal. O servidor municipal responderá pelos crimes de ameaça, abuso de poder e danos morais, pois quando invadiu a empresa passou a ofender os funcionários e a fazer ameaças de multar todos os veículos dos trabalhadores do órgão de comunicação, assim como de seus diretores.

O advogado do Primeira Página Luis Donizete Luppi afirma que ao produzir fotografias do trabalho do Amarelinho Francisco, o Primeira Página nada mais fez do que registrar um ato do serviço público, que legalmente é algo que deve ser divulgado. “O serviço público não é algo que possa ser feito ás escondidas. Ou será que ele estaria fazendo algo irregular? Por qual motivo ele não queria ser fotografado? O servidor municipal está a serviço da população e deve faze-lo porque assim diz a lei e foi a profissão que escolheu. Ele jamais poderia ser apresentar com a autoridade que não tem”.

Luppi afirma que da mesma forma que um cidadão não pode desacatar um servidor público, pois isso é crime, um servidor também não pode abusar de sua autoridade e exceder seu poder. “Ele, o servidor, não pode de forma alguma, invadir uma organização pelo simples fato de que um dos agentes desta organização, no caso o jornal, tenha registrado uma atividade do serviço público. O que o servidor faz é público”.

Para o advogado, cabe também à Prefeitura Municipal abrir uma sindicância e um processo administrativo para investigar os atos do servidor. “Esperamos que o governo municipal apure as responsabilidades deste servidor. A administração pública responde pelos atos de seu agente, conforme prevê a Constituição Federal”.

Concluindo, Luppi lembrou que o direito de um jornal informar é “sagrado”. “O que o

servidor fez foi um circo dantesco e ele que ser exemplarmente punido. Que esta situação sirva de lição, pois o que vemos é que existe uma ânsia muito grande dos Amarelinhos de multar”, ressaltou ele.

PENAS COM DETENÇÃO – Para o advogado especialista na área criminal, Arlindo Basílio, ao prometer praticar um mal injusto contra os funcionários do jornal com a autuação de veículos sem razão para tanto, o Amarelinho Francisco teria praticado o crime de ameaça. Tal crime é definido no artigo 147 do Código Penal como “Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave”. A pena prevista é a detenção, de um  a seis meses, ou multa.

Basílio disse que o agente de trânsito também pode ser acionado por constrangimento ilegal, que é o crime de “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda”. Para este crime a pena é de detenção de três meses a um ano ou multa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Japa
Japa
12 anos atrás

E a prefeitura….. também, deveria levar um processo

eleitor enganado
eleitor enganado
12 anos atrás

O culpado de toda essa situação é sem duvida o prefeito que nomeou para o cargo um secretario ruim,sem condições de dirigir o transito bagunçado de são carlos, alem do secretario responsavel pelo transito deveria se aproveitar para se fazer uma limpeza na prefeitura,demitindo tambem alguns outros secretários ruins.

Amarall
12 anos atrás

E O SECRETÁRIO IMPORTADO, NÃO VAI FAZER NADA A RESPEITO DO OTÁRIO JOÃO GRANDÃO???
AFINAL, QUEM RESPONDE POR ELES É O SECRETÁRIO IMPORTADO,,NÃO É !?!?!?!?!?!?!?!?!
DE TODOS OS AMARELINHOS, SÓ SE SALVA UNS QUATRO QUE SÃO SENSATOS E TEM BOM SENSO EM TRATAR A POPULAÇÃO, POIS A GRANDE MAIORIA É COVARDE, MULTA E SAI CORRENDO DO LOCAL PARA NÃO APANHAR……VEGONHOSO ISSO

Roberto
Roberto
12 anos atrás

O dantesco alem da atitude imbecil, idiota e babaca desse amarelinho é a falta de uma posição publica da prefeitura sobre o caso. Os ofendidos tem por obrigação processa-lo e a prefeitura demiti-lo.

luana
luana
12 anos atrás

Imagina o quanto de ilegalidade esses amarelinhos já não fizeram para a população?????? e o prefeito, já se posicionou????? aposto q tá bem quietinho, né?????!!!!!

Bia
Bia
12 anos atrás

Não podemos dizer q todos os amerelinhos são mal exemplo…existem alguns de mais idade, q são sim muito educados. Como em todo lugar existem as excessões. Um dia a azulzinha chamou um pra me multar por 3 min excedidos…ele chegou e disse q eu estava errada..mas q a moça tinha q ser mais tolerante com as pessoas e não me multou. Ela rateou e disse q não havia limite depois do aviso. E ele com educação e respeito resolveu tudo.

beto
beto
12 anos atrás

Esses amarelinhos são do tipo q queriam ser pm pra prender bandidos mas só podem aplicar essas merrecas de multas…e tem um bem bonitinho q se sente o rei do quindim em cima daquela moto de quindim!!!!hahahhaahahahah….

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Tomou papudo…esse amarelinho de nome “Francisco” é bem folgado, vai ter o q merece….

Laranginha
Laranginha
12 anos atrás

OS AMARELINHOS ESTÃO ESTRESSADOS AINDA MAIS EM FINAL DE ANO. TODO MUNDO MALHA OS COITADOS. PRECISAM DE UMA MASSAGEM RELAXANTE. A PREFEITURA PRECISA ARRUMAR UM SPA PRA ELES.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Isso é culpa do secretário, que contrata novos amarelinhos e não treinamento, nem apoio psicológico,tem muito amarelinho que a própria chefia chama de louco mas deixa trabalhando na rua. è a secretaria mais desestruturada da prefeitura.

Severino
12 anos atrás

Acho pouco, devia ir pra cadeia este Manezão!!!

katia
katia
12 anos atrás

hoje fui multada injustamente por um “francisco” tomara que seja o msm pois vou denucia-lo por abuso de autoridade e espero que como assim eu sou funcionaria publica e quero que me respeitem ele tb deveria ter me respeitado nao devemos nos calar, pessoas que nao querem trabalhar devem deixar para que realmente precisa

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x