16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Amigos e família se despedem de José Fernando Porto

Amigos e família se despedem de José Fernando Porto

10/05/2013 11h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Amigos e família se despedem de José Fernando Porto

Vítima de complicações do diabetes, morreu na noite de quarta-feira, 8, em São Carlos, o pecuarista e cirurgião dentista José Fernando Porto, de 84 anos. Familiares e amigos participaram da despedida, que aconteceu na Câmara Municipal de São Carlos durante a manhã de quinta-feira, 9,. Porto foi vereador por quatro mandatos: de 1960 a 1963, de 1964 a 1969, de 1983 a 1988, além de presidente do Sindicato Rural de São Carlos, da Fundação Educacional São Carlos (FESC), do São Carlos Clube e da Cooperativa de Laticínios São Carlos.

 

O irmão Sizenando de Angelis Porto definiu o irmão como um fiel e sincero amigo. “Estava sempre à disposição da cidade. Nunca se negou a ajudar a terra que tanto amava”, afirmou.

O ex-prefeito João Otávio Dagnone de Melo esteve presente ao velório. Ele destacou a trajetória político-administrativa de Porto. Segundo Melo, Porto consolidou o processo de transferência dos cursos de Educação Física e Biblioteconomia da Fesc para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e teve uma participação ativa como secretário de Agricultura e Abastecimento durante o seu governo, de 1997 a 2000. “José Fernando primava pelo diálogo e pela colaboração. Sem dúvida cumpriu sua missão”.

O presidente da Câmara de São Carlos, Marquinho Amaral, decretou luto oficial por três dias e suspendeu a sessão extraordinária de ontem (9) para a discussão do Projeto de Lei, que regulamenta a atuação de médicos preceptores para o curso de Medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A votação foi transferida para a sessão plenária da próxima terça-feira (14). “É uma perda irreparável para a família e para a cidade. Nas suas áreas de atuação, Porto ofereceu uma grande contribuição de desenvolvimento de São Carlos e do país”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de São Carlos, Eunízio Malagutti afirmou que, apesar da efetiva participação política de Porto, ele não se desligou das raízes. “O Zé Fernando gostava de agropecuária. Foi presidente da Cooperativa de Laticínios São Carlos e, mesmo depois do fechamento, continuou a produzir leite. Creio que ele foi o expoente do setor agropecuário regional”.

Também ligado ao segmento rural, Décio Malta Campos considerava Porto um pioneiro. “Além de seguir os passos do pai, Sizenando Toledo Porto, na agropecuária e na odontologia, José Fernando foi o responsável pela criação da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI). Vivia uma vida modesta e era extremamente comprometido com o desenvolvimento da cidade”, relata.

José Fernando Porto foi sepultado na tarde de ontem, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

 

QUEM FOI JOSÉ FERNANDO PORTO – Natural de São Carlos, cirurgião dentista e pecuarista, casado com Lucia Helena e pai de três filhos, José Fernando foi vereador por quatro mandatos. Foi presidente do Sindicato Rural, do São Carlos Clube, da Cooperativa de Lacticínios de São Carlos e da Fundação Educacional São Carlos (Fesc). Também exerceu a função de secretário de Agricultura na administração dos ex-prefeitos Rubens Massucio Rubinho e Dagnone de Melo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x