23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Apae comemora 50 anos de fundação hoje

Apae comemora 50 anos de fundação hoje

17/05/2012 08h54 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Apae comemora 50 anos de fundação hoje

Para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Carlos o mês de maio é comemorativo e especial. A entidade completa 50 anos no auxílio aos alunos com deficiência intelectual (DI). Dessa forma, é com satisfação que a Apae convida toda a população são-carlense para participar da sessão solene da Câmara Municipal em homenagem ao seu Jubilei de Ouro, que acontecerá hoje por volta das 19h30 no edifício Euclides da Cunha, rua Sente de Setembro, 2078, centro. E também para a Festa de Confraternização que será no dia 25, às 19h, na sede da própria Apae, localizada na rua Professor Luís Augusto de Oliveira, 465, Vila Celina.

Antônio Carlos Matos, diretor administrativo da Apae São Carlos, trabalha há 40 anos na associação e cuida das festividades do mês de maio e da importância de se comemorar 50 anos de trabalho com os 550 alunos. “É uma marca que vem mostrar o nosso trabalho. Ao completar seus 50 anos, nós vemos, através de muito trabalho, a eficiência e transparência com profissionais altamente qualificados”.

Ele faz uma comparação: “É um aniversário, assim como comemoramos o aniversário dos nossos queridos, também estaremos comemorando o aniversário da nossa querida Apae”.

A sessão da Câmara de hoje, às 19h30, é o primeiro evento que registrará o Jubileu de Ouro da Apae.

Parte dos objetivos da Apae é inserir seus alunos na rede de ensino ou no mercado de trabalho, explica Matos. “Temos alunos que permanecem mais tempo e têm os alunos que passam o tempo necessário para podermos inserir eles ou no mercado de trabalho ou na rede de ensino”.

Para auxiliar esses alunos, a Apae conta com cerca de 200 funcionários especializados, desde psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores, assistente social, médicos, dentistas e fisioterapeutas. E também monitores e serventes, que são treinados por uma equipe multidisciplinar para poderem interagir com o trabalho e com os alunos.

Além das aulas dentre períodos integrais ou não, a Apae também oferece aos alunos serviços de transporte e alimentação. “Tudo gratuito, mantido com os convênios que temos com a Prefeitura Municipal que garante nossos serviços, temos também convenio com a Secretaria da Educação do Estado, que garante o pagamento dos professores e alguns convênios esporádicos com a União. E mais a ajuda da comunidade que complementa”, explica Matos.

Uma das formas de ajuda é através do telemarketing e quem quiser, pode ir até a Apae colaborar. Ou então ligar para o telefone (16) 2107-5167.

CONFRATERNIZAÇÃO – Ela acontecerá no dia 25 às 19h na Apae. A programação é composta por apresentações e a fala da presidente da Associação e também das autoridades presentes. “Na apresentação dos alunos teremos banda, coral, teatro, sapateado, enfim teremos mais ou menos uma hora de apresentação dos nossos alunos. E também a programação prevê a fala da presidente da Apae e das autoridades presentes”, diz Matos.

ATIVIDADES – Antônio Carlos explica os centros de atendimentos aos alunos de São Carlos. “Temos um Centro de Desenvolvimento Integral que são para os alunos menores; temos o Centro de Educação Especializada, que é o ensino propriamente dito, onde os alunos são alfabetizados. Depois tem Apoio Educacional Especializado (AEE), que são alunos que estão na rede regular de ensino e que fazem contra turno aqui na Apae – já estão no processo de inclusão. Temos o Centro de Educação para o Trabalho, em que desenvolvemos o projeto visando à inserção no mercado de trabalho. O Centro de Atendimento ao Autista, que é altamente especializado com quase 60 autistas sendo atendidos. E tem também o atendimento em período integral, que são os alunos que permanecem o dia todo na Apae”.

É importante ressaltar que atividades complementares também são oferecidas pela Apae. Dentre elas, educação física, artes, musicalização, atividades lúdicas com a brinquedoteca, expressão corporal e o projeto arte-educação em que são previstos o coral, a banda, o sapateado, teatro, ginástica olímpica e rítmica e tem também o Projeto Dia, onde os alunos executam atividades de uma casa comum.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x