24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Apenas 54 mulheres compareceram a exame

Apenas 54 mulheres compareceram a exame

28/03/2012 08h46 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Apenas 54 mulheres compareceram a exame

No mês de março, em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina realizou a Campanha do Papanicolau, exame capaz de identificar problemas de saúde e que permite o tratamento antes que a doença se desenvolva, como o câncer do colo do útero.

Segundo o Programa de Saúde da Família (PSF) do Nova Itirapina, apenas 54 coletas foram realizadas durante a campanha. Número considerado baixo em relação ao número de mulheres existentes no município.

A ação envolveu o Centro de Saúde III, localizado no Centro, o Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim Nova Itirapina e do Jardim dos Indaiás.

Segundo a enfermeira do PSF Nova Itirapina, Graziela S. Pereira, a campanha visou à prevenção de doenças específicas que acometem mulheres e que podem ser identificadas através do exame de citologia oncótica, também conhecida como Papanicolau e preventivo.

A data escolhida pelas unidades de saúde foi um sábado para que todas as mulheres que não possuem tempo para realização do exame durante a semana ou que exercem atividade laboral no horário de atendimento dos serviços pudessem comparecer.

A fisioterapeuta A.M., 36 anos, destaca a importância do exame. “Mesmo frequentando ginecologista anualmente e, no meu caso, com a oportunidade de ir à rede particular, tive HPV. Graças a Deus, consegui descobrir antes que fosse tarde e se transformasse em uma doença mais séria”, comenta. “Hoje, faço recomendações a todas as mulheres que não deixem de realizar o Papanicolau, tem que arranjar um tempo e não deixar para amanhã”, ressalta.

Em Itirapina, o exame pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde e é necessário não estar menstruada; não ter relações sexuais um dia antes; não utilizar anticoncepcionais locais ou espermicidas 48 horas antes da coleta; não utilizar duchas, medicamentos vaginais ou realizar exames intravaginais, como a ultrassonografia, 48 horas antes da coleta; ter uma boa higiene vaginal; não é necessária a raspagem de pelos do local. Além destas instruções, a pessoa deve comparecer com RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x