21 de Outubro de 2020

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Apoio pedagógico a estudantes em universidades é tema de livro

Apoio pedagógico a estudantes em universidades é tema de livro

Equipe da CAAPE da UFSCar relata experiência em capítulo

3 dias atrás Publicado por: Redação
Apoio pedagógico a estudantes em universidades é tema de livro Foto: Reprodução

Está sendo lançado o e-book “Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no Ensino Superior brasileiro”, organizado por Carlos Burgos Dias, pedagogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Michele C. S. Toti, pedagoga da Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Helena Sampaio e Soely Ap. J. Polydoro, docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicado pela Pedro e João Editores. A obra reúne as experiências de serviços de apoio pedagógico aos discentes de diferentes universidades do Brasil, entre elas a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A obra foi dividida em três partes, a primeira com três capítulos de fundamentação teórica sobre Ensino Superior, assistência e permanência estudantil e o desenvolvimento dos serviços de apoio aos estudantes. A segunda com relatos de experiências em serviços de apoio pedagógico no Ensino Superior, em especial em universidades federais; e a terceira com três textos que complementam o livro proporcionado outras formas de reflexão sobre o assunto.

A equipe da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes (CAAPE) da UFSCar apresenta o capítulo “Acompanhamento pedagógico para estudantes de graduação: possibilidades e desafios (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)”. De autoria dos técnico-administrativos Thaís Juliana Palomino, Eliana Marques Ribeiro Cruz e Rubens Roberto de Palmas Durães, o texto descreve o histórico de construção da CAAPE como responsável pelo acompanhamento acadêmico e pedagógico de estudantes de graduação.

No capítulo, é narrado que, concomitantemente às políticas nacionais de expansão da Educação Superior, a UFSCar foi desenvolvendo suas políticas institucionais de reserva de vagas, adiantando-se às políticas nacionais para este fim, com destaque pelo atendimento aos estudantes indígenas e estrangeiros.

Os autores descrevem que, desde o início, houve a preocupação com o acompanhamento acadêmico dos estudantes que ingressariam pelo novo sistema de seleção e que, posteriormente, chegou-se ao entendimento institucional de que, independentemente da forma de ingresso, os alunos de graduação necessitavam de acompanhamento acadêmico e pedagógico. Eles explicam também que a UFSCar sustenta as ações de apoio ao estudante no tripé permanência material, permanência pedagógica, e permanência simbólica.

O livro constitui-se como fonte de informação acerca de como os serviços de apoio aos estudantes são realizados em diferentes universidades, assim como possibilita a formação do corpo técnico ao tomar contato com variadas experiências no Brasil. O download da obra pode ser feito no site da Editora, em http://www.pedroejoaoeditores.com.br/e-books1.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x