20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Após acordo, UFSCar abre edital para contratação de preceptores

Após acordo, UFSCar abre edital para contratação de preceptores

24/05/2013 11h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Após acordo, UFSCar abre edital para contratação de preceptores

Em entrevista coletiva, Adilson de Oliveira, vice-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), disse que a instituição está “contente” com a assinatura do termo aditivo entre universidade e prefeitura, que permite a publicação de edital de contratação de médicos preceptores que trabalharão com os estudantes de medicina de 3º e 4º anos.

 

Segundo ele, serão contratados 36 médicos. A contratação, feita pela universidade com duração até o final do ano, prevê o pagamento de uma bolsa aos preceptores: “O custo é pago pelo Ministério da Educação por meio de uma verba especial e o valor fica entre R$ 1.040,00 e 1.100,00 por mês, para que eles atendam 4 horas por semana os estudantes”, diz o vice-reitor.

Segundo Oliveira, o que levou à paralisação dos alunos do curso, que já dura mais de 2 meses, foi o “grande” atraso na assinatura do convênio e o que descreve como “dificuldade de a prefeitura perceber a importância do trabalho da preceptoria”.  

Sobre o fim da greve dos alunos, ele diz: “O que temos conversado é que irão voltar quando tiver um número mínimo de preceptores para que eles possam começar a atuar. E o edital tem um tempo para ficar aberto, a burocracia normal disso”.

Questionado sobre o tempo previsto para que esse número mínimo de médicos já esteja atuando junto aos alunos, ele diz: “Não é possível precisar, mas creio que nos próximos quinze dias já possamos ter esse número mínimo viabilizado”.

 

DIÁLOGO – Segundo o vice-reitor, a universidade está com grande dificuldade de estabelecer um diálogo com a prefeitura: “Fizemos vários ofícios solicitando ao prefeito que ele nos receba para que a gente trate de diversos assuntos, pois nossos desafios vão além da questão da preceptoria”. Dentre esses desafios, diz o vice-reitor, está a questão da federalização do Hospital Escola.

A reportagem questionou a prefeitura sobre a suposta dificuldade de diálogo com a universidade, mas até o fechamento da edição ela não se manifestou sobre o assunto.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x