27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Após morte de funcionário, Electrolux rejeitou ampliar prevenção de acidentes

Após morte de funcionário, Electrolux rejeitou ampliar prevenção de acidentes

02/07/2020 07h32 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Após morte de funcionário, Electrolux rejeitou ampliar prevenção de acidentes Foto: Divulgação

Sindicato dos Metalúrgicos encaminhou documentação ao Ministério Público do Trabalho

“Se tem algo que direciona cada movimento da Electrolux em toda sua história, são pessoas”. É o que diz a empresa em seu site oficial. No entanto, a realidade parece ser bastante diferente. Em São Carlos, a Electrolux rejeitou proposta para ampliar a prevenção de acidentes em sua planta, após um colaborador morrer vítima de um acidente, durante seu turno de trabalho na empresa.

Wagner Augusto da Silva, de 37 anos, foi prensado por uma máquina de estampa durante seu horário de trabalho, na madrugada de 22 de janeiro de 2019. Após o trágico acidente, o Sindicato dos Metalúrgicos elaborou uma proposta de ampliação da qualificação e treinamento de trabalhadores, para prevenir novos acidentes na empresa. A direção rejeitou a proposta, o que fez o Sindicato encaminhar a documentação para análise do Ministério Público do Trabalho.

“O sindicato elaborou várias medidas de prevenção. A proposta foi no sentido de ampliar as ações preventivas, não só na área que ocorreu o acidente, como nas demais áreas. A ideia era envolver a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os trabalhadores, com a criação de grupos de trabalho para avaliar riscos e divulgar os programas de prevenção”, relata o dirigente do Sindicato, João Tavares.

De acordo com o dirigente, há um histórico na Electrolux de tentar capacitar a CIPA e debater adoecimento no trabalho. “Temos uma série de propostas para prevenir acidentes e adoecimentos. Os empregadores não gostam de abrir espaço para que as comissões sejam capacitadas, eles cumprem minimamente o que diz a norma em relação a treinamentos”.

Com a pandemia do novo coronavírus, a análise do pedido foi suspensa pelo Ministério Público do Trabalho. Recentemente, dois funcionários da empresa foram diagnosticados com a doença. Procurada, a assessoria de imprensa da Electrolux disse que, no momento, não há nenhuma pendência ou restrição em andamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos.  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x