18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Aposentada constitui acervo de jornal desde 1950

Aposentada constitui acervo de jornal desde 1950

14/04/2012 10h17 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Aposentada constitui acervo de jornal desde 1950

O professor Adilson Marques quando estava dando aula de criação de texto na Uati, Universidade Aberta da Terceira Idade, pediu para os alunos dissertarem sobre “hobbies”. E o que Nair Mello escreveu lhe chamou a atenção. “Dona Nair disse que gostava de arquivar matérias de jornais. Enquanto que os outros alunos gostavam de cozinhar, ver televisão, sair com a família e etc”, explica. É uma atividade que acaba estimulando a memória e o raciocínio, pode ser considerada como uma atividade terapêutica.

A reportagem do jornal Primeira Página entrou em contato com Nair e ela conta que adquiriu um acervo histórico, inclusive sobre São Carlos, de reportagens desde 1950 até este ano. “A maior parte dos recortes é de São Carlos. Minha filha sempre assinou o jornal Primeira Página, assim o acervo de jornais que eu tenho é todo do Primeira Página”, diz Nair Mello, 74, aposentada.

Uma das partes que ela mais gostava era a coluna o Passado Manda Lembranças. “Meu sonho era que a foto do meu marido saísse nesta coluna”.

Além de jornais, dona Nair gostava de recortar as imagens da famosa revista Cruzeiro. “Minha irmã assinava o Cruzeiro e ela me dava, então eu recortava e guardava”, fala.

Ela constituiu um arquivo desde jornais, revistas e fotos. “O que eu gostava, recortava e organizava por assuntos. Assim tenho um arquivo de propagandas, artistas, fotos, receitas e matérias de jornais”.

Dona Nair compra cadernos em branco e vai colando os recortes pelos temas.

Ela é aposentada e trabalhou a vida toda na fábrica Toalhas São Carlos. “Foi o primeiro e único serviço que tive, trabalhei e me aposentei lá”, diz. Ela afirma que sempre teve o costume de acumular objetos desde a sua infância. “Sempre tive mania de guardar as coisas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x