25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ar-condicionado em excesso traz risco à saúde

Ar-condicionado em excesso traz risco à saúde

12/12/2011 11h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ar-condicionado em excesso traz risco à saúde

A chegada do verão e aumento da temperatura aumenta o uso, tanto domiciliar quanto em ambientes de trabalho, de aparelhos de ar-condicionado. Contudo, a utilização excessiva desses aparelhos pode trazer riscos à saúde. De acordo com o pneumologista Antônio Delfino, o uso inadequado de equipamentos para resfriar o ar favorece a proliferação de fungos e bactérias, que contribuem para o agravamento das doenças respiratórias.

Delfino explica que esses problemas são causados, principalmente, pela falta de limpeza adequada e periódica desses equipamentos. Ele aponta que a exposição prolongada das pessoas a esses ambientes pode agravar alergias respiratórias, como a rinite e a asma, além de provocar infecções.

“A limpeza e a manutenção do filtro do equipamento de ar-condicionado devem ser rigorosas, para evitar o acúmulo de água e a concentração de microorganismos e de micropartículas”, afirma Delfino.

 Além disso, é preciso estar atento a outros fatores. Aparelhos de refrigeração de ar localizados em ambientes com carpetes, impressoras e fogões, devem receber cuidados especiais, porque esses objetos e equipamentos liberam substâncias químicas nocivas à saúde. Assim, é preciso aumentar a taxa de renovação do ar ambiente, evitando o acúmulo dessas substâncias no ar.

VEÍCULOS – O pneumologista também destaca que os veículos também requerem cuidados especiais, uma vez que, por conta do trânsito intenso, as pessoas ficam muitas horas dentro dos carros, expostas às impurezas do ar, que ficam acumuladas nos filtros do ar-condicionado.

“O filtro do ar-condicionado do automóvel precisa ser limpo regularmente, pois, com o uso, as impurezas captadas no ambiente externo saturam o filtro e contaminam o ambiente interno, assim como ocorre nos aparelhos domésticos”, explica Delfino.

A renovação do ar também deve ser motivo de atenção, porque o gás expelido pelo motor pode contaminar o ambiente interno do veículo. Fora isso, quanto maior o número de pessoas dentro do carro, maior a saturação da qualidade do ar.

A baixa umidade do ar é outro problema que pode ocorrer com a utilização contínua de aparelhos de ar-condicionado, mesmo que a manutenção dos equipamentos seja adequada, uma vez que o ar-condicionado, ligado por muito tempo num ambiente fechado, diminui a umidade do ar. Isso provoca o ressecamento das vias aéreas, irritando o nariz e a garganta, fato que facilita o agravamento de doenças respiratórias como asma, aponta o pneumologista. Para evitar esse problema, ressalta, é importante a que a pessoa se hidrate regularmente. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x