20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Arquitetura e Urbanismo promove palestra com Otília Arantes

Arquitetura e Urbanismo promove palestra com Otília Arantes

20/11/2012 20h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Arquitetura e Urbanismo promove palestra com Otília Arantes

Às vésperas de sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, o Brasil vivencia um momento ímpar de crescimento urbano em suas grandes metrópoles. Com o intuito de apresentar um contraponto à nova realidade nacional, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP) em São Carlos promove nesta quarta-feira, 21, a palestra “Barcelona Revisitada”, com a professora e pesquisadora da USP Otília Beatriz Fiori Arantes. O evento será realizado às 18h30, no auditório Jorge Caron (Campus 1 da USP).

 

Partindo da constatação de que o planejamento urbano foi transformado no seu avesso pelas chamadas máquinas de crescimento urbano, a professora aborda suas consequências para a cidade de Barcelona (Espanha) ao longo das duas últimas décadas. A principal abordagem irá retratar os conceitos e estratégias adotados na metrópole espanhola nos anos 1990, período em que a cidade vivenciou uma espécie de empresariamento – revitalização, reabilitação, requalificação, city marketing etc – que foi confrontado com os processos de gentrificação que lhes eram inerentes.

Após a palestra, Otília Arantes fará o lançamento dos dois últimos livros publicados por ela: “Chai-na” (Edusp, 2012) e “Berlim e Barcelona: duas imagens estratégicas” (Annablume, 2012).

O campus I da USP São Carlos fica na Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x