19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Assumir a doença é o primeiro passo para tratar câncer

Assumir a doença é o primeiro passo para tratar câncer

26/11/2011 13h29 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Assumir a doença é o primeiro passo para tratar câncer

Neste domingo (27) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, criado em 1988 com o objetivo de ampliar o conhecimento da população a respeito da doença. Além disso, a data visa reiterar a importância da prevenção e dos riscos aos quais o paciente está sujeito.

De acordo com a publicação realizada pelo Instituto do Câncer (INCA) cálculos apontam para2012 aocorrência de aproximadamente 518.510 casos da doença. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos indicam que, de janeiro a setembro deste ano, 510 internações ocorreram devido a tumores. Já em 2010, de 1613 óbitos registrados na cidade, 266 foram causados por câncer.

Segundo o Dr. Orlando Ratto, médico especialista em oncologia, câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. Dependendo da célula, se desenvolve determinado tipo de câncer.

De acordo com o oncologista, o painel de como origina a doença é extramemente difícil dizer, pois cada uma delas tem causas diferentes. “Existem 7 sinais que pedimos para prestar atenção: ferida que não cicatriza, caroço que cresce, sangramento retal, sangramento urinário, tosse com sangue, alterações de hábitos (urina e intestino) progressivas e constantes. Dor não é considerada um sintoma, na nossa cabeça está arraigado que a dor é o câncer. No entanto, ele dói o local onde ele está, quando cresce muito e aperta, ou seja, em casos que a doença já está evoluída e avançada”, esclarece.

A presidente da Rede Feminina São-Carlenese de Combate ao Câncer, Iraídes de Oliveira Leite, relata que a entidade, voltada para ajudar pessoas carentes que são portadoras da doença, hoje atende cerca de 1100 pacientes. 

Edição Jeferson Vieira

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x