24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Aula magna inaugura curso de manutenção de aeronaves

Aula magna inaugura curso de manutenção de aeronaves

14/02/2012 18h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Aula magna inaugura curso de manutenção de aeronaves

Aconteceu na noite da última segunda-feira (13), no Anfiteatro Bento Prado Jr. da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a aula magna para o lançamento do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves ministrada pelo diretor de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Pellegrino.

Além de representantes do setor aeronáutico, professores e alunos, estiveram presentes o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Ifsp), Arnaldo Borges, o prefeito Oswaldo Barba, o deputado federal Newton Lima, o vice-reitor da Ufscar Pedro Galetti e o diretor do campus São Carlos do Ifsp, Natanael Pereira.

Durante o evento, os presentes reiteraram o fato de que o pólo aeronáutico que se configurou na região é expressivo e, por isso, a implantação de um curso como este na cidade é essencial para suprir a necessidade de mão de obra qualificada no setor. De acordo com Luis Gustavo Silva, Diretor Executivo da Unidade de Negócio da TAM MRO em São Carlos, hoje há em torno de 54 vagas em aberto na empresa a serem preenchidas por profissionais que o curso formará. “Quem faz o curso, praticamente já sai empregado. Nossa expectativa é crescer cerca de 20% a cada ano e com certeza é um mercado bastante atrativo para os jovens”, afirma.

Já o reitor do Ifsp, Arnaldo Borges, comenta que o país vive um momento de grande expansão no setor aeronáutico e, devido à falta de profissionais na área, para o instituto é motivo de muita satisfação poder colaborar com o desenvolvimento e capacitação de profissionais aptos a trabalhar nesse mercado. “Esta é sem dúvida uma profissão de futuro. E se hoje nós temos um vácuo no mercado na formação de profissionais, esses nossos alunos terão uma formação muito privilegiada. Hoje temos 535 alunos e a expectativa é de que chegaremos até 1.200”, ressalta.

Para o deputado federal Newton Lima que, durante a sua gestão como prefeito, trouxe o curso de graduação e pós-graduação em Engenharia Aeronáutica ao campus da USP em São Carlos, a vinda do curso de tecnólogo é uma obra de grande importância para os vários jovens que se formarão como técnicos em manutenção de aeronaves. “É preciso que a educação cumpra o seu papel, que é o de gerar oportunidades de mão de obra qualificada. Tenho certeza que todos saímos ganhando muito a partir de hoje”, declara.

O prefeito Oswaldo Barba ressalta que a implantação do curso é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde quando era reitor. “Através de um esforço grande do Ifsp, da prefeitura e do Ministério da Educação nós conseguimos essa vitória. Tenho certeza que vai ser um grande salto para a indústria aeronáutica”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x