25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Auxílio irá contribuir no deslocamento a consultas

Auxílio irá contribuir no deslocamento a consultas

29/12/2011 08h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Auxílio irá contribuir no deslocamento a consultas

Nesta semana, as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), receberam uma boa notícia, por meio de uma medida provisória, terão direito a benefício financeiro para auxiliar no deslocamento para consultas de pré-natal e a unidade de saúde onde será realizado o parto.

O auxílio será de até R$ 50 e poderá ser concedido desde o início do pré-natal ou em outro momento da gestação. A gestante deverá ser cadastrada no Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera para Prevenção da Mortalidade Materna, que deverá ser realizado pelo próprio município.

Para a balconista Angélica Santos, grávida de 4 meses, o benefício será bem vindo. “Conheço muita gente que não faz acompanhamento durante a gravidez, muitas vezes, por falta de conhecimento. Mas conheço outras que arranjam desculpa para não ir às consultas, como falta de dinheiro para o ônibus, agora não terão desculpa”, comenta.

Segundo divulgação nacional, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, acredita que as medidas irão estimular o pré-natal adequado e oferecerá as gestantes mais estrutura e tranquilidade na hora do parto. Além de reduzir os índices de mortalidade materna no país.

As secretarias municipais de saúde devem aderir formalmente à estratégia do governo, Rede Cegonha, para que o município tenha acesso ao beneficio. A liberação do auxílio será feita através da Caixa Econômica Federal.

A Secretária Municipal de Saúde de São Carlos, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não teria como levantar as informações sobre o benefício para o município até o fechamento desta edição.

Medida 557 – A medida também irá estabelecer um sistema de monitoramento universal das gestantes para a prevenção da mortalidade materna no país. Ambos fazem parte da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde que tem por objetivo ampliar, qualificar e humanizar a assistência oferecida às gestantes e aos bebês nas unidades do SUS.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x