20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Banco de Sangue da Santa Casa estabelece horário de funcionamento no final de ano

Banco de Sangue da Santa Casa estabelece horário de funcionamento no final de ano

29/12/2015 15h17 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Banco de Sangue da Santa Casa estabelece horário de funcionamento no final de ano

O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos estará fechado para doações nos dias 01 (sexta-feira) e 02 (sábado) de janeiro. Portanto, os doadores terão até às 12 horas de quinta-feira, 31 de dezembro, para se solidarizar e contribuir para manter o estoque de bolsas sanguíneas estável. Nesse período precisam-se de sangue tipos B e A negativos. O horário de funcionamento normal do Banco de Sangue é 07h30 às 12h.

O hospital coletou de janeiro a novembro deste ano 6 mil bolsas sanguíneas, que derivam em até outros seis hemocomponentes; o que pode atender até seis pacientes. No entanto, um dos setores que usa com frequência a transfusão de sangue e hemocomponentes é o Centro Cirúrgico da Santa Casa, onde foram realizadas 7,6 mil cirurgias gerais no mesmo período. Em uma comparação simples foram 1,6 mil procedimentos a mais que o número de bolsas coletadas. Por isso, a doação é tão importante para a população da região.

A doação de sangue é, ainda hoje, um problema de interesse mundial; pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo. Os hemocentros têm dificuldades em manter o estoque de sangue para atender às necessidades específicas e emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida da população.

As estatísticas mundiais mostram que as doações de sangue não acompanham o aumento de transfusões. Muitos países enfrentam dificuldades em suprir a demanda de sangue e hemocomponentes.

Levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que há uma queda no número de doações nos últimos anos em todo o país.  A OMS preconiza que 3% a 5% da população mundial, com idade entre 16 a 67 anos, sejam doadores de sangue. No Brasil apenas 1,8% da população doa sangue.

Na perspectiva de manter estável o estoque de bolsas sanguíneas, a Santa Casa lança um apelo à população para doar sangue para manter o estoque necessário ao atendimento da demanda do hospital nos procedimentos médicos.

 

Estacionamento

A Santa Casa estabeleceu parceria com o estacionamento Paraki, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa), para a utilização gratuita do estacionamento pelos doadores do Banco de Sangue.

O doador pode estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.

 Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 16 – 3509 1230.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x