27 de Fevereiro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos conquista grandes eventos esportivos

São Carlos conquista grandes eventos esportivos

05/05/2012 12h03 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
São Carlos conquista grandes eventos esportivos

O empenho do prefeito Oswaldo Barba tem trazido excelentes resultados para São Carlos na área do esporte. Com investimentos que se aproximam a 3% do orçamento municipal, muito acima da média das cidades brasileiras, cujo percentual é de 0,9%, a cidade vem se destacando como o novo centro de grandes eventos esportivos.

São Carlos tem recebido uma série de eventos que a colocam como referência no cenário esportivo nacional e internacional. Além do Pré-Olímpico Sul Americano de Vôlei Feminino, que acontece de 9 a 13 de maio, competição reunindo 7 seleções e que vai garantir à campeã uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, a cidade vai sediar o Mundial de Balonismo em 2014.

A inauguração do ginásio municipal Milton Olaio Filho, em 2004, segundo maior ginásio do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do ginásio do Ibirapuera, foi primordial para que a cidade ganhasse projeção e atraísse esses eventos.

Em 2005, São Carlos realizou os 45º Jogos Regionais, evento que a cidade não sediava havia 30 anos. Os principais jogos da competição e as finais de todas as disputas de quadra foram realizados no Milton Olaio.

Nos anos seguintes os eventos se sucederam com as finais da Copa EPTV de Futsal, o Campeonato Brasileiro de Bumerangue, o Pan Americano de Handebol Masculino, os torneios amistosos das seleções Brasileiras de Vôlei Juvenil Feminino e de Futsal Masculino.

O craque Falcão, maior jogador da Seleção Brasileira de Futsal, fez no ginásio Milton Olaio Filho, em 2011, o seu gol de numero 300 com a camisa do Brasil, oportunidade em que a Prefeitura homenageou o atleta com uma placa que está fixada no ginásio. “São Carlos é uma cidade onde a gente tem sempre prazer de vir, o público comparece, faz o jogo ficar mais bonito. Eu fico feliz de ter deixado essa marca aqui e, queira ou não, São Carlos vai ficar marcado para mim pra vida inteira”, concluiu Falcão.

A fase brasileira do World Grand Prix de Vôlei Feminino de 2010, torneio organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que reuniu as seleções do Brasil, Japão, China/Taipei e Itália, foi o maior evento esportivo que a cidade sediou.

 

Vencida pela Seleção Brasileira, a competição em São Carlos, realizada pela primeira vez numa cidade do interior do Brasil, foi um grande sucesso. Segundo a FIVB, aproximadamente 25 mil pessoas assistiram os jogos no ginásio nos três dias do torneio.

“Eu já conhecia São Carlos e sabia que receberíamos todo esse carinho. Para nós é muito bom jogar em casa.

A cidade está de parabéns por tudo que ofereceu para a Seleção Brasileira e, com um ginásio como o Milton Olaio Filho, tenho certeza outros grandes eventos virão para a cidade”, comentou na época o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, José Roberto Guimarães, que havia jogado na equipe da ABASC/Tapetes São Carlos, na década de 1980.

Outro evento que a cidade realiza com destaque é a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF). São Carlos já foi sede em 10 edições da competição, tendo em 4 delas realizado jogos semifinais, fase que FPF só fazia na capital paulista e que fez aqui pela primeira vez em 2007.

O Damha Golf Club, reconhecido por possuir o 4º melhor campo de golf do Brasil, segundo a revista Golf Digest, em parceria com a Prefeitura, tem realizado diversas competições nacionais e internacionais.

Depois de realizar vários eventos de balonismo, como o Campeonato Paulista em 2007, a Copa Brasil em 2009 e 2011, e o Campeonato Brasileiro em 2010, evento que se repetirá neste ano, São Carlos conquistou recentemente em Birstonas, na Lituânia – cidade que também concorria a sediar o evento -, a sede do Mundial de Balonismo em 2014, evento que acontecerá pela primeira vez na América do Sul.

No ano que vem São Carlos vai sediar o Pré-Mundial de Balonismo, competição que vai reunir os principais nomes do balonismo do mundo, numa prévia do que vai acontecer no Mundial de 2014.

Durante a visita que fez à cidade nesta semana, por ocasião da inauguração da piscina da Fundação Educacional São Carlos (FESC), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse São Carlos é vocacionada para grandes eventos por ter equipamentos esportivos de qualidade.

“O Governo Federal vai ajudar os municípios que têm vocação para o esporte, principalmente por estarmos próximo de realizar as Olimpíadas Rio 2016. Por isso, precisamos investir e preparar as cidades que podem abrigar um centro de treinamento ou centro olímpico. E São Carlos faz parte desse grupo”, reiterou Rebelo.

Para o prefeito Oswaldo Barba, São Carlos está num seleto grupo de cidades brasileiras com grande potencial para abrigar eventos esportivos, mencionando ainda que a cidade está na lista de possíveis Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Com os equipamentos esportivos que temos e outros que estamos construindo, como a pista de atletismo do futuro Centro Olímpico, São Carlos tem atraído e vai atrair grandes eventos nesta área. Tudo isso traz uma série de benefícios para a cidade, que além de projeção nacional e internacional, incrementa o turismo e injeta recursos na economia local”, finalizou Barba.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Sarinha
Sarinha
8 anos atrás

linda matéria né… fala do apoio ao nosso esporte, de nossas crianças… enquanto o PT se preocupa em trazer grandes eventos, esquece de dar oportunidades para nossas crianças… que pouco tem… nota 0 para o PT… que nao pensa no social…. pensa em festa e eventos desnecesssarios para uma cidade que precisa de mais atencao

OBSERVADOR
OBSERVADOR
8 anos atrás

GASTANDO DINHEIRO, SE CONSEGUE QUASE TUDO. TUDO NO MUNDO GIRA EM TORNO DO DINHEIRO E SÃO CARLOS SE PROPOS A GASTAR COM ESSES EVENTOS. EQUANTO ISSO OUTRAS CIDADES SE PREOCUPA COM OS ESPORTES DENTRO DA PRÓPRIA CIDADE.

eleitor insatisfeito
eleitor insatisfeito
8 anos atrás

TIVE UM PARENTE INTERNADO NA UTI DA SANTA CASA,FICOU 5 DIAS ,FIQUEI SABENDO QUE MATERIAL BASICO ESTÁ FALTANDO NA UTI E EM TODO HOSPITAL, NÃO TEM ROUPAS DE CAMA, FRONHAS,TOALHAS,E ALGUNS MATERIAS HOSPITALARES BASICOS COMO GARROTES,SONDAS ETC. OS MEDICOS E ENFERMEIRAS ESTÃO IMPROVIZANDO E SE DESDOBRANDO PARA NÃO DEICHAR DE ATENDER AOS DOENTES PELA FALTA DESSE MATERIAL.PERGUNTA?É CORRETO A PREFEITURA “PROMOVER GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS” E A NOSSA SANTA CASA QUE TÃO BEM ATENDE A NOSSA POPULAÇÃO FICAR NUMA PENURIA DESSA.? A PREFEITURA ,DIZEM NÃO REPASSA DINHEIRO A SANTA A MUITO TEMPO,CHEGANDO O MONTANTE DEVIDO A QUASE 1 MILHÃO DE REAIS. QUANDO PAGA, É COM ATRAZO DE 2,3,MESES.PREFEITO BARBA O SR. DEVE SATISFAÇÕES A TODA A POPULAÇÃO, E SE ESSAS DENUNCIAS FOREM FALSAS, DE UMA SATISFAÇÃO A POPULAÇÃO EXPLICANDO O QUE ESTA NA VERDADE OCORRENDO.

PAULAO
PAULAO
8 anos atrás

Está fazendo em são carlos o mesmo que o zé parrela faz com a população de ibaté. É dar circo que o povo esquece os problemas serios como: saude, educação, transito,violencia etc.Povo, voces merecem, voces são como hienas que comem …..e dão rizada.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x