23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos conquista grandes eventos esportivos

São Carlos conquista grandes eventos esportivos

05/05/2012 12h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos conquista grandes eventos esportivos

O empenho do prefeito Oswaldo Barba tem trazido excelentes resultados para São Carlos na área do esporte. Com investimentos que se aproximam a 3% do orçamento municipal, muito acima da média das cidades brasileiras, cujo percentual é de 0,9%, a cidade vem se destacando como o novo centro de grandes eventos esportivos.

São Carlos tem recebido uma série de eventos que a colocam como referência no cenário esportivo nacional e internacional. Além do Pré-Olímpico Sul Americano de Vôlei Feminino, que acontece de 9 a 13 de maio, competição reunindo 7 seleções e que vai garantir à campeã uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, a cidade vai sediar o Mundial de Balonismo em 2014.

A inauguração do ginásio municipal Milton Olaio Filho, em 2004, segundo maior ginásio do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do ginásio do Ibirapuera, foi primordial para que a cidade ganhasse projeção e atraísse esses eventos.

Em 2005, São Carlos realizou os 45º Jogos Regionais, evento que a cidade não sediava havia 30 anos. Os principais jogos da competição e as finais de todas as disputas de quadra foram realizados no Milton Olaio.

Nos anos seguintes os eventos se sucederam com as finais da Copa EPTV de Futsal, o Campeonato Brasileiro de Bumerangue, o Pan Americano de Handebol Masculino, os torneios amistosos das seleções Brasileiras de Vôlei Juvenil Feminino e de Futsal Masculino.

O craque Falcão, maior jogador da Seleção Brasileira de Futsal, fez no ginásio Milton Olaio Filho, em 2011, o seu gol de numero 300 com a camisa do Brasil, oportunidade em que a Prefeitura homenageou o atleta com uma placa que está fixada no ginásio. “São Carlos é uma cidade onde a gente tem sempre prazer de vir, o público comparece, faz o jogo ficar mais bonito. Eu fico feliz de ter deixado essa marca aqui e, queira ou não, São Carlos vai ficar marcado para mim pra vida inteira”, concluiu Falcão.

A fase brasileira do World Grand Prix de Vôlei Feminino de 2010, torneio organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que reuniu as seleções do Brasil, Japão, China/Taipei e Itália, foi o maior evento esportivo que a cidade sediou.

 

Vencida pela Seleção Brasileira, a competição em São Carlos, realizada pela primeira vez numa cidade do interior do Brasil, foi um grande sucesso. Segundo a FIVB, aproximadamente 25 mil pessoas assistiram os jogos no ginásio nos três dias do torneio.

“Eu já conhecia São Carlos e sabia que receberíamos todo esse carinho. Para nós é muito bom jogar em casa.

A cidade está de parabéns por tudo que ofereceu para a Seleção Brasileira e, com um ginásio como o Milton Olaio Filho, tenho certeza outros grandes eventos virão para a cidade”, comentou na época o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, José Roberto Guimarães, que havia jogado na equipe da ABASC/Tapetes São Carlos, na década de 1980.

Outro evento que a cidade realiza com destaque é a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF). São Carlos já foi sede em 10 edições da competição, tendo em 4 delas realizado jogos semifinais, fase que FPF só fazia na capital paulista e que fez aqui pela primeira vez em 2007.

O Damha Golf Club, reconhecido por possuir o 4º melhor campo de golf do Brasil, segundo a revista Golf Digest, em parceria com a Prefeitura, tem realizado diversas competições nacionais e internacionais.

Depois de realizar vários eventos de balonismo, como o Campeonato Paulista em 2007, a Copa Brasil em 2009 e 2011, e o Campeonato Brasileiro em 2010, evento que se repetirá neste ano, São Carlos conquistou recentemente em Birstonas, na Lituânia – cidade que também concorria a sediar o evento -, a sede do Mundial de Balonismo em 2014, evento que acontecerá pela primeira vez na América do Sul.

No ano que vem São Carlos vai sediar o Pré-Mundial de Balonismo, competição que vai reunir os principais nomes do balonismo do mundo, numa prévia do que vai acontecer no Mundial de 2014.

Durante a visita que fez à cidade nesta semana, por ocasião da inauguração da piscina da Fundação Educacional São Carlos (FESC), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse São Carlos é vocacionada para grandes eventos por ter equipamentos esportivos de qualidade.

“O Governo Federal vai ajudar os municípios que têm vocação para o esporte, principalmente por estarmos próximo de realizar as Olimpíadas Rio 2016. Por isso, precisamos investir e preparar as cidades que podem abrigar um centro de treinamento ou centro olímpico. E São Carlos faz parte desse grupo”, reiterou Rebelo.

Para o prefeito Oswaldo Barba, São Carlos está num seleto grupo de cidades brasileiras com grande potencial para abrigar eventos esportivos, mencionando ainda que a cidade está na lista de possíveis Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Com os equipamentos esportivos que temos e outros que estamos construindo, como a pista de atletismo do futuro Centro Olímpico, São Carlos tem atraído e vai atrair grandes eventos nesta área. Tudo isso traz uma série de benefícios para a cidade, que além de projeção nacional e internacional, incrementa o turismo e injeta recursos na economia local”, finalizou Barba.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Sarinha
Sarinha
11 anos atrás

linda matéria né… fala do apoio ao nosso esporte, de nossas crianças… enquanto o PT se preocupa em trazer grandes eventos, esquece de dar oportunidades para nossas crianças… que pouco tem… nota 0 para o PT… que nao pensa no social…. pensa em festa e eventos desnecesssarios para uma cidade que precisa de mais atencao

OBSERVADOR
OBSERVADOR
11 anos atrás

GASTANDO DINHEIRO, SE CONSEGUE QUASE TUDO. TUDO NO MUNDO GIRA EM TORNO DO DINHEIRO E SÃO CARLOS SE PROPOS A GASTAR COM ESSES EVENTOS. EQUANTO ISSO OUTRAS CIDADES SE PREOCUPA COM OS ESPORTES DENTRO DA PRÓPRIA CIDADE.

eleitor insatisfeito
eleitor insatisfeito
11 anos atrás

TIVE UM PARENTE INTERNADO NA UTI DA SANTA CASA,FICOU 5 DIAS ,FIQUEI SABENDO QUE MATERIAL BASICO ESTÁ FALTANDO NA UTI E EM TODO HOSPITAL, NÃO TEM ROUPAS DE CAMA, FRONHAS,TOALHAS,E ALGUNS MATERIAS HOSPITALARES BASICOS COMO GARROTES,SONDAS ETC. OS MEDICOS E ENFERMEIRAS ESTÃO IMPROVIZANDO E SE DESDOBRANDO PARA NÃO DEICHAR DE ATENDER AOS DOENTES PELA FALTA DESSE MATERIAL.PERGUNTA?É CORRETO A PREFEITURA “PROMOVER GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS” E A NOSSA SANTA CASA QUE TÃO BEM ATENDE A NOSSA POPULAÇÃO FICAR NUMA PENURIA DESSA.? A PREFEITURA ,DIZEM NÃO REPASSA DINHEIRO A SANTA A MUITO TEMPO,CHEGANDO O MONTANTE DEVIDO A QUASE 1 MILHÃO DE REAIS. QUANDO PAGA, É COM ATRAZO DE 2,3,MESES.PREFEITO BARBA O SR. DEVE SATISFAÇÕES A TODA A POPULAÇÃO, E SE ESSAS DENUNCIAS FOREM FALSAS, DE UMA SATISFAÇÃO A POPULAÇÃO EXPLICANDO O QUE ESTA NA VERDADE OCORRENDO.

PAULAO
PAULAO
11 anos atrás

Está fazendo em são carlos o mesmo que o zé parrela faz com a população de ibaté. É dar circo que o povo esquece os problemas serios como: saude, educação, transito,violencia etc.Povo, voces merecem, voces são como hienas que comem …..e dão rizada.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x