26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Barba prestigia sessão em homenagem a Apae

Barba prestigia sessão em homenagem a Apae

18/05/2012 21h43 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Barba prestigia sessão em homenagem a Apae

Para comemorar o Jubileu de Ouro da Apae, a Câmara Municipal de São Carlos realizou na noite desta quinta-feira, 17, uma sessão solene que comemorou os “50 anos de Eficiência e Transparência com Amor” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos (Apae).

Presidida pelo vereador Edson Fermiano, presidente da Câmara Municipal, a sessão solene reuniu ainda o prefeito Oswaldo Barba, o deputado federal Newton Lima, a presidente da Apae, Odalete Natalina Martins Piva, a presidente honorária da Associação, Mildred Battiston Passeri, o diretor administrativo Antônio Carlos Matos, além de outros vereadores e autoridades locais.

A presidente da Apae, Odalete Piva, lembrou que a APAE atende a 550 crianças e adolescentes excepcionais. “A sessão solene foi uma grande honra e um reconhecimento a todo o trabalho da equipe e nossos colaboradores. Quero aproveitar para convidar a população para conhecer, na festa que faremos no dia 25 na Apae, a partir das 19h,  todo o trabalho que fazemos com essas crianças, tenho certeza que todos vão se emocionar”, convidou Odalete.

Barba parabenizou a Apae pelo trabalho brilhante que vem realizando nesses 50 anos e garante que é uma satisfação poder ajudar uma entidade séria e eficiente.

“A proposta da Prefeitura sempre foi de ajudar o trabalho da Associação. Já repassamos, em pouco mais de 3 anos, R$ 4.455.177,43 para a Apae. Os repasses são feitos através das nossas secretarias de Educação, Cidadania e Assistência Social, Saúde e Trabalho, Emprego e Renda”, ressaltou Barba.

A Apae também retira todas as semanas, gratuitamente, de400 a450 quilos de produtos hortifrutigranjeiros no Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

A Prefeitura também fornece a merenda para os alunos da APAE. Mensalmente são entregues:960 litrosde leite, 480 quilos de carne, 1.000 pães, 68 pacotes de pão de forma, 330 quilos de arroz, 136 quilos de feijão48 litrosde óleo de cozinha, 44 quilos de açúcar, 6 quilos de macarrão, 150 quilos de biscoito e 62 quilos de achocolatado. A Prefeitura transporta, ainda, 20 alunos da APAE que moram na zona rural.

 

Histórico– Em 26 de maio de 1962, um grupo de pessoas se reuniu, na sede da Piscina Municipal de São Carlos, com o objetivo de criar uma escola onde crianças excepcionais pudessem ser atendidas e receber amparo segundo o seu grau de limitação. E assim, nesta data, foi fundada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos.

A Apae de São Carlos atualmente conta com uma infra-estrutura ampla que engloba diversos serviços voltados à pessoa com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências). Atende 550 alunos de ambos os sexos, sem limite de idade, sendo 150 em regime integral.

Para atender esses alunos a Apae conta com 200 funcionários especializados (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores, assistentes sociais, médicos, dentistas e fisioterapeutas)

A Apae mantém convênios com os seguintes órgãos: Governo Federal (MEC/FNDE), Governo Estadual e Prefeitura Municipal de São Carlos.

Além desses recursos, a entidade tem um bazar permanente, onde estão expostos para venda os objetos confeccionados nas oficinas pelos próprios alunos, sob orientação dos professores e técnicos. Recebe também doações de empresas locais, quadro social existente e comunidade. Paralelamente a isso, são realizados eventos que visam também angariar fundos.

São estes os recursos que possibilitam à Apae desenvolver o Plano a que se propõe. Neste contexto, vem tentando, gradualmente, vencer obstáculos para ampliar e manter os convênios já existentes, estabelecendo também parcerias com diversos setores da comunidade.

Outra forma de ajudar a Apae é através do Telemarketing (16) 2107-5167.

A Apae conta com um Centro de Desenvolvimento Integral para alunos menores; um Centro de Educação Especializada, que é o ensino propriamente, onde os alunos são alfabetizados; tem o Apoio Educacional Especializado (AEE), que são os alunos que estão na rede regular de ensino e que fazem contraturno na APAE. Também tem o Centro de Educação para o Trabalho, onde é desenvolvido projeto visando à inserção no mercado de trabalho, além do Centro de Atendimento ao Autista, que é altamente especializado com 60 autistas sendo atendidos hoje.

Também são oferecidas atividades complementares, dentre elas, educação física, artes, musicalização, atividades lúdicas (brinquedoteca), expressão corporal e o projeto arte-educação como coral (30 alunos), banda (60 alunos), sapateado, teatro, ginástica olímpica e rítmica. Outro projeto desenvolvido é o “Projeto Dia”, onde os alunos executam atividades diárias de uma casa comum.

Em junho de 2011 foi inaugurado o Centro de Atendimento do Autista. A Prefeitura possui convênios específicos com a Apae para atender estudantes com autismo e repassa R$ 423,60 mensal por criança com autismo atendida.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x