26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Bibliotecas municipais de São Carlos funcionam em horário especial

Bibliotecas municipais de São Carlos funcionam em horário especial

28/12/2011 08h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Bibliotecas municipais de São Carlos funcionam em horário especial

Mesmo com a internet, o hábito da leitura ainda prevalece. Isso pode ser comprovado pela visita constante de pessoas de todas as idades às bibliotecas da cidade.  Seja para estudar em um ambiente tranquilo ou para alugar livros e levá-los para casa, a biblioteca é um lugar em que o tempo para, e é possível se desligar do mundo exterior. A Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral é um exemplo dessa tradição.

A funcionária Meire Figueiredo, que trabalha no local há 26 anos, diz que o público da biblioteca é fiel e variado. “Temos a visita constante de vestibulandos, procurando os livros exigidos na prova, assim como temos frequentadores que procuram best-sellers atuais”, conta ela. Apesar das mudanças que a popularização da internet trouxe, muitos leitores ainda procuram a biblioteca para fazer pesquisas. “Muitos professores ainda exigem trabalhos escritos com livros como fontes, pela confiança que eles trazem”. O estabelecimento também recebe muitas crianças, em especial no período das férias. Muitas são levadas pelos pais e ficam na seção infantil a tarde toda, curtindo o acervo do estabelecimento. Tal alternativa incentiva o hábito da leitura e mantém vivo o hábito de visitar a biblioteca com regularidade.

Existem 16 bibliotecas ativas na cidade, sendo três públicas, oito Escolas do Futuro, quatro bibliotecas de apoio e uma com acervo temático. Elas compõem o SIBI, Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, que tem 161290 livros cadastrados. Só na Biblioteca Amadeu Amaral, são 40600 livros e 12400 leitores cadastrados. Essa unidade e a Euclides da Cunha, localizada na Vila Prado, vão funcionar, até o dia 27 de janeiro, das 8h às 18h. A partir da data, elas retornam ao horário normal, das 8h às 20h. Já no caso da Biblioteca Comunitária Ufscar, também largamente visitada, em especial por estudantes, fica em recesso até o dia 31. Do dia 2 de janeiro até o dia 26 de fevereiro ela fica aberta das 8h até às 20h, com exceção aos sábados, quando fecha às 14h. Lembrando que para fazer empréstimo de livros é preciso fazer a carteirinha da biblioteca. Para isso, é necessário o RG e comprovante de residência. No caso de menores de 14 anos, deve ser apresentado o RG de um responsável.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x