25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Bombeiros iniciam Campanha Bombeiro Sangue Bom

Bombeiros iniciam Campanha Bombeiro Sangue Bom

02/07/2013 18h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bombeiros iniciam Campanha Bombeiro Sangue Bom

Até o final deste mês, o Corpo de Bombeiros de São Carlos estará participando da Campanha Bombeiro Sangue Bom de 2013. Em sua décima terceira edição, a campanha tem como objetivo incentivar a doação de sangue, um gesto nobre, que conta com a colaboração primordial dos nossos heróis, que contribuem para o abastecimento dos bancos de sangue de todo o Estado de São Paulo.

 

Em São Carlos as doações podem ser feitas no Banco de Sangue da Santa Casa de segunda a sábado das 7h30 às 12h, exceto no feriado do dia Nove de Julho. No ano passado foram realizadas 985 doações. Este ano a expectativa é conseguir mil doadores.  Segundo o estudo dos hemocentros, o mês de julho revela uma queda acentuada nas doações em virtude das férias, daí a iniciativa de promover essa ação justamente este mês para conseguir abastecer adequadamente os bancos de sangue.

Na opinião do Tenente Rangel Moreira Gregório, Comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos esta é uma iniciativa justa e um exemplo a ser seguido pela população: “o ano passado batemos um recorde de doações. Esperamos continuar crescendo e obtendo resultados cada vez melhores. A campanha acontece nesse mês de julho em virtude das férias, uma vez que já detectamos uma diminuição nas ações de doação. A estatística mostra também que julho é um mês em que a incidência de acidentes é maior, em razão da maior quantidade de veículos nas estradas. Além disso, nesse mês nós também comemoramos o Dia Nacional do Corpo de Bombeiros. É uma oportunidade de agregar as três situações e a gente acaba realizando a campanha durante todo o mês”, ressalta o Tenente.

Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Jr, a campanha proporciona uma grande ajuda ao hospital. Segundo ele, houve casos em que foi preciso cancelar cirurgias por falta de sangue, principalmente neste mês de julho. “Para que o hospital possa estar abastecido com o mínimo necessário de bolsas para atender os casos urgentes e eletivos e a Santa Casa continuar realizando as cirurgias, é preciso de atitudes e iniciativas como esta. O Corpo de Bombeiros é um exemplo, uma instituição pública das mais representativas para a sociedade, acaba estimulando as pessoas a doar sangue e manter o hospital com condições de continuar atendendo São Carlos e região”, destaca Morillas.

 

Como doar

Para ser doador de sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos É importante ressaltar que essas são recomendações gerais, mas cumprindo a legislação vigente no país, cada candidato será avaliado individualmente a fim de que a doação não traga problemas ao próprio doador e ao futuro paciente que receberá o sangue.

 

Sobre a instituição

O Corpo de Bombeiros de São Carlos foi inaugurado na década de 50 na gestão do então Prefeito Antonio Massei. Iniciou suas atividades como Destacamento de Bombeiro do Corpo de Bombeiros da Força Pública, adido à 4ª Companhia Independente da Força Pública, hoje o 13° Batalhão da Policia Militar de Araraquara. Posteriormente passou a ser subordinado ao 2° Grupamento de Bombeiros do Corpo de Bombeiros da Força Pública com sede em Campinas, vindo em seguida, a ser subordinado ao 3º Sub-Grupamento de Incêndio de Araraquara do 9º Grupamento de Incêndio com sede em Ribeirão Preto. Atualmente o Corpo de Bombeiros de São Carlos subordina-se ao 16º Grupamento de Bombeiros, cuja sede fica no município de Piracicaba.

O primeiro comandante do Destacamento de Bombeiro de São Carlos em 1952 foi o Subtenente PM Osvaldo Alves de Souza, que comandava 03 (três) bombeiros, a viatura era na ocasião um Auto-Bomba-Tanque marca Ford F-7, tipo Word La France, adquirida pela prefeitura municipal.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x