Brasileiro consome 9 quilos de peixe por ano

26 de novembro de 2011


O povo brasileiro praticamente ignora o peixe como alimento. O consumo de pescados é de apenas  6 quilos per capita/ano no país. Há cinco anos este consumo era de apenas 6 quilos. O volume de produção de peixe chega a apenas 1,5 milhão de toneladas. Enquanto isso o mundo produz 147 toneladas de pescados. O Brasil importa R$ 1 bilhão em pescados.

O chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno Campos da Rocha, afirma que esta realidade precisa mudar e expandir este setor da economia, que, segundo ele, sempre foi deixado à margem do processo produtivo. “Temos tudo para crescer. Primeiro temos a questão climática e temos área. Temos 13% da água doce do mundo e 8.500 km de praias. O mar pode ser uma grande fonte de proteínas para o brasileiro”.

 Campos da Rocha afirma que o que falta para o Brasil se tornar um grande produtor de peixes é tecnologia. “E é por isso que a Embrapa decidiu investir neste setor com a unidade de Palmas (TO). Estamos visitando a Embrapa Instrumentação Agropecuária para buscarmos áreas comuns para firmarmos parcerias. Se talvez tivéssemos tomado esta decisão há 40 anos atrás, o Brasil pudesse ser um grande exportador de pescados, como somos no setor do milho e da soja, por exemplo”.

Segundo ele, o Brasil é o país que mais tem potencial para produzir sua produção. “O maior produtor de pescados do mundo é a China, mas ela está no seu teto produtivo. Temos tudo para ser um grande player nesta área”.

O diretor da Embrapa  afirma que os peixes nobres têm preços compatíveis com os cortes nobres dos bovinos. “Com tecnologia vamos conseguir reduzir os preços e ajustar o mercado”. Segundo ele, é complicado criar a cultura de consumir peixe. “O brasileiro foi acostumado a comer carne de boi. Nos últimos anos é que cresceu o consumo de carne de frango. Se estimularmos o consumo, vamos ampliar a importação, pois não temos como suprir a demanda”. 

comments icon 1 cometário
bookmark icon

One thought on “Brasileiro consome 9 quilos de peixe por ano

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *