25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Broa: pedágio é alvo de mais discussões

Broa: pedágio é alvo de mais discussões

05/09/2011 19h01 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Broa: pedágio é alvo de mais discussões

Assunto da vez é a cobrança bilateral do pedágio da vicinal Ayrton Senna“O céu e o inferno a gente leva para onde a gente quer”. Essa frase foi dita pelo navegador Cristóvão Colombo, ao constatar que o paraíso descoberto havia se transformado num local de guerras e disputas diversas. Fato semelhante ocorre quando o assunto é Balneário Santo Antônio, o Broa, em Itirapina, por anos e mais anos a fio. Proprietários, turistas e moradores não se entendem com os poderes constituídos, com eles mesmos e vice-versa. Ocupações irregulares, degradações ambientais, pedágios, cobrança de entrada, trânsito, violência, comércio, água e esgoto, eventos e afogamentos. A cada instante um problema surge ou ressurge na pauta de discussões.

O local, que era para servir de lazer e descanso, acaba se transformando num interminável tormento para populares e autoridades.

Pois bem, o assunto da vez é a cobrança bilateral do pedágio da vicinal Ayrton Senna.  Em nota à imprensa, a Apib (Associação dos Proprietários de Imóveis do Broa), afirmou que, muito embora, tivesse ciência dos problemas que acarretaria para os usuários, após varias reuniões, a associação, mostrando a ineficiência e o caos que se instalaria dentro do Balneário Santo Antonio, e a administração defendendo a logística e segurança, optou-se pela a implantação nos moldes proposto pela administração do município.

Segundo a nota, como se esperava, apesar da alta temporada ainda não ter se iniciado, o local já está tendo mostras do problema criado e, se a preocupação inicialmente era com a segurança de funcionários, eles estão sendo ameaçados constantemente, percebendo que a tão comentada logística, se apresenta totalmente ineficaz e a comunidade, usuários, comerciantes, funcionários, estão sofrendo as conseqüências de um projeto comprovadamente inviável. Em conseqüência dos acontecimentos, a Apib afirma que está trabalhando na solução do problema. “A melhor alternativa, a nosso ver, é a abertura das portarias laterais para uso dos moradores e proprietários, principalmente nos finais de semana, no ultimo dia do feriado, ou no domingo, no período da tarde. Infelizmente os erros são penalizados, e dentro deste prisma, é a solução mais viável, uma vez que também a portaria principal esta em reforma, não sabemos quando haverá a conclusão da obra, pois o ritmo é bem lento”, continua a nota.

De acordo com a APIB, enquanto isso não ocorre, já foi sugerido pela entidade ao responsável pela administração do Balneário que, nos finais de semana, em horários de pico, e de acordo com a necessidade, seja liberado de cobrança as praças de pedágio, para que haja o fluxo, e não colocar em risco vidas, além de que, no final de semana, a tarifa de pedágio seja cobrada também do usuário pagante, na entrada, e ainda na apresentação do comprovante de  pagamento possa utilizar a portaria lateral para a saída, e que a tarifa seja reduzida a R$ 1,00, visando a agilidade nas cabines de cobrança. Ouvido pela reportagem, o procurador geral de Itirapina, Dr. Fernando Romero Olbrick, disse que as obras da portaria ainda não foram finalizadas e que tanto as propostas apresentadas pela APIB, quanto outras, estão sendo estudadas pela Administração Municipal, exatamente no sentido de se evitar transtornos diversos. (Reportagem: Ricardo L. Gama).

Ricardo Gama  {jcomments on} 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
SIDINEI ROSALEM
SIDINEI ROSALEM
11 anos atrás

Gostaria muito de deixar uma mensagem ora aqui descrita,mas pra que se como dizia Chico Anisio
PALAVRAS SÕ PALAVRAS NADA MAIS QUE PALAVRAS.

TUDO QUE ESQUEVE-SE SOBRE QUE ESTA OCORRENDO NA REPRESA DO BALNEARIO BROA
PERDE-SE POIS QUEM ADMISTRA A REPRESA POUCO ESTA IMPORTANDO NÃO A INTERRESE ALGUM
UNICO INTERESSE E ARRECAÇÃO
PARABENS PREFEITURA DE ITIRAPINA PELO DESCASO DO LUGAR TÃO LINDO E AGRADEVEL.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x