18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Caaso discute mobilidade urbana

Caaso discute mobilidade urbana

25/04/2013 11h59 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Caaso discute mobilidade urbana

Será realizado nesta quinta-feira, 25, no Centro Acadêmico Armando Sales de Oliveira (Caaso), o debate sobre “Mobilidade Urbana, o Transporte como Direito”, com a participação do ex-secretário de Transportes de São Paulo, Lúcio Gregori.

Lúcio Gregori é engenheiro e foi secretário municipal dos Transportes da cidade de São Paulo em 1990, na gestão da então ex-prefeita de Luiza Erundina. Quando assumiu a secretaria, desenvolveu junto com sua equipe e com o apoio da prefeitura, a ideia política de um transporte coletivo como direito, de acesso para todos, sem distinção, financiado pela coletividade, com ênfase nos setores mais ricos da sociedade, criando um projeto-piloto da Tarifa Zero, no bairro paulistano, Cidade Tiradentes, que na época possuía 200 mil habitantes.
Atualmente Gregori é aposentado e se dedica à apresentação de palestras e a participar de debates gratuitamente pelo Brasil, trazendo novamente a proposta da Tarifa Zero.

Nesta palestra, a primeira realizada no Caaso, o tema será abordado em três esferas: a fábula, a psicanálise e a neurose social e o princípio de Lampedusa.

Gregori comenta que a mobilidade urbana está cativa do transporte individual motorizado, associado à má qualidade dos transportes coletivos caros e quase sem subsídios ao usuário.

“A tarifa zero é uma proposta para transformar o transporte coletivo urbano e metropolitano num direito social como no artigo sexto da Constituição Federal, junto com a saúde, educação e segurança pública, pago com o conjunto dos impostos arrecadados e progressivos”, explica Gregori.

Sob este ponto de vista, o palestrante diz que o transporte coletivo é um problema político e não técnico que aponte para alguma solução técnica, como Bus Rapid Transit (BRT), Veículo Leve sobre Trilhos(VLT) ou monotrilho. “Isso deve vir depois de resolvido o impasse do financiamento do sistema como um todo, particularmente o da tarifa subsidiada para os usuários”, destaca.

Como complemento, a palestra também abordará o Código de Desempenho de Transportes Coletivos Urbanos e Metropolitanos, que também pode ser de nível municipal, para estabelecer padrões mínimos de desempenho dos sistemas de transporte coletivo, tal como passageiros por metro quadrado nos veículos, níveis de ruído interno e externo, tempos máximos de espera, sistemas de informação que usem dispositivos acessíveis por celulares.

A palestra será proferida às 18h30, no Palquinho do Caaso, sendo gratuita e aberta ao público.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x