23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Caçambeiros e prefeitura se reúnem nesta terça

Caçambeiros e prefeitura se reúnem nesta terça

14/05/2012 19h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Caçambeiros e prefeitura se reúnem nesta terça

A Prefeitura Municipal de São Carlos faz uma reunião nesta terça-feira, 15, hoje com os transportadores de resíduos da construção civil, os caçambeiros. Com o intuito de dialogar sobre a necessidade dos resíduos estarem corretamente separados nas caçambas para serem encaminhados da melhor forma possível à sua deposição. Na reunião, os proprietários das empresas de caçamba poderão colocar os problemas enfrentados diariamente. A reunião acontece às 14h30, no auditório do Orçamento Participativo. É importante ressaltar que o evento envolve principalmente os caçambeiros e o poder público, não sendo, portanto, amplamente divulgado à população.

 

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os temas tratados na reunião serão sobre as leis vigentes da separação dos resíduos na construção civil de outros materiais, como madeira e restos de podas.

A Lei Municipal 13867/2006 institui o plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil e o sistema para a gestão destes resíduos e dá outras providências. Resolução do Conama 307, de 2002, dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. E a Lei Municipal 14.480/2008 dispõe sobre a Política Municipal de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos e dá outras providências
Política Nacional de Resíduos Sólidos em consonância com a Cetesb e o Ministério Público do Estado – Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de São Carlos busca orientar a disposição de forma legal e ambientalmente adequada, sem trazer prejuízos ao meio ambiente.

São feitos trabalhos de conscientização sobre a mistura de resíduos nas caçambas da cidade. Folhetos educativos e o informativo foram distribuídos aos transportadores em uma campanha realizada em 2010, abordando as revendas de material de construção quanto aos locais para descarte de resíduos.

A Prefeitura de São Carlos já realizou várias reuniões com os transportadores de resíduos, buscando orientar o correto descarte dos resíduos transportados, tendo, além disso, oficiado por diversas vezes os locais devidos para a sua disposição, disponibilizando inclusive material educativo impresso e digital, que pode ser acessado na página http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/servicos-publicos/158322-campanha-residuo-de-construcao-civil-ou-entulho-nao-e-lixo.html.

 

RESÍDUOS – De acordo com a legislação vigente, cada tipo de resíduo tem sua destinação específica, conforme a sua classificação. Assim, no material distribuído aos transportadores sempre esteve especificado o tipo de resíduo e o local a ser descartado, de acordo com as informações passadas pela acessória de imprensa. 

Um dos grandes problemas enfrentados sempre foi a “mistura” dos resíduos, o que impossibilitaria muitas vezes o descarte mais adequado a ser realizado do material, pois depois de misturado, o destino do material acaba sendo o aterro sanitário, local onde é cobrado o descarte.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x