16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha alerta motociclistas sobre respeito ao limite de velocidade e às leis de trânsito

Campanha alerta motociclistas sobre respeito ao limite de velocidade e às leis de trânsito

“Você sempre chega rápido? Notícia ruim também”: esse é o tema da campanha realizada no período de 21 a 27 de julho

21/07/2021 16h16 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Campanha alerta motociclistas sobre respeito ao limite de velocidade e às leis de trânsito Foto: Tetê Viviani / Prefeitura Municipal de Araraquara (SP)

Começa nesta quarta-feira, 21 de julho, uma campanha educativa de conscientização para motociclistas com o objetivo de preservar vidas, tendo como foco a ultrapassagem incorreta ao sinal vermelho e também o desrespeito aos limites de velocidade. A campanha será realizada nos principais corredores de trânsito da cidade até dia 27 de julho, quando é celebrado o “Dia do Motociclista”.

Realizada pela Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a campanha conta com o grupo de atores em intervenções lúdicas “Anjos do Trânsito” que vai usar performances e música para alertar sobre os perigos da velocidade em duas rodas e o avanço ilegal do sinal vermelho.

De acordo com Nilson Carneiro, coordenador municipal de Mobilidade Urbana, “o que a gente mais vê é o desrespeito, principalmente quanto ao comportamento irregular de passagem no vermelho, o que tem provocado muitos acidentes”. Nilson alerta que o maior número de acidentes com óbito em Araraquara é de motociclistas – não é mais de atropelamentos, nem pessoas que fazem colisão e acabam vindo a óbito.

“É preciso respeitar a sinalização. O motociclista tem 20 vezes mais possibilidade de se acidentar do quem utiliza o carro, transporte coletivo ou outro meio de transporte”, enfatizou o coordenador.

Cláudia Galvão, coordenadora do grupo Anjos do Trânsito que estará nas ruas promovendo a campanha, aponta que há um grande abuso da velocidade, ainda mais nessa época de pandemia em que os entregadores “voam”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o principal fator de risco que mais causa acidentes no trânsito é a velocidade excessiva, sendo a responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo.

“Nossa intenção é continuar conscientizando, pois essa é uma campanha que se repete todos os anos e dá continuidade a esse projeto que propõe mudar a postura de muitos motociclistas. Muitos já se conscientizaram, mas ainda é necessário atingir grande parte desses jovens, de 18 a 25 anos, que é a faixa que mais sofre acidentes, e muitas vezes acidentes fatais”, alerta, lembrando que uma pequena mudança de comportamento de motociclistas pode prevenir atropelamentos, especialmente nos casos em que o excesso de velocidade é o principal fator de risco.

A campanha relata que, no país, mais de 37 mil vidas se perdem no trânsito todos os anos, o que coloca o Brasil em 5º lugar entre os países recordistas nesse tipo de morte. Além dos acidentes fatais, 600 mil pessoas têm sua rotina drasticamente modificada por sequelas físicas e psicológicas permanentes.

“A gente faz a campanha todos os anos nessa época para que os motociclistas possam ser acolhidos. Trabalhamos com Educação para o Trânsito no sentido de mudar o comportamento para a própria segurança dos motociclistas e das outras pessoas”, finaliza Cláudia.

Nesta semana, a campanha estará: quarta (dia 21), das 10 às 13h, na Praça Santa Cruz; quinta (22), na Alameda Paulista, das 14 às 17h; na sexta (23), das 10 às 13h, na Fonte Luminosa. Na próxima semana, a programação atinge: a Avenida 36, na segunda (26), das 10 às 13h; e a Rua 02, na terça (27), das 14 às 17h.

SERVIÇO:

Campanha de Educação no Trânsito para motociclistas “Você sempre chega rápido? Notícia ruim também”

Quarta (21) = Praça Santa Cruz, das 10h às 13 horas

Quinta (22) = Alameda Paulista, das 14h às 17 horas

Sexta (23) = Fonte Luminosa, das 10h às 13 horas

Segunda (26) = Avenida 36, das 10h às 13 horas

Terça (27) = Rua 2, das 14h às 17 horas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x