25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha conscientiza sobre uso de sacolas

Campanha conscientiza sobre uso de sacolas

14/12/2011 16h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Campanha conscientiza sobre uso de sacolas

Foi lançada em São Carlos a campanha Vamos tirar o planeta do sufoco, que tem o intuito de conscientizar a população a respeito do uso desenfreado de sacolas plásticas. A campanha surgiu após assinatura de um termo de cooperação entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o governo paulista para substituição de sacolas plásticas descartáveis à base de petróleo nos supermercados.

Segundo Tiago Trevelatto Albanezi, diretor regional da APAS, a ação visa incentivar o uso das sacolas reutilizáveis. “Desde que o acordo foi fechado com o governo do estado, em maio deste ano, a APAS começou a levar para as cidades onde são as sedes da associação a campanha e depois para as demais cidades, como São Carlos”, explica.

De acordo com uma pesquisa apresentada durante o lançamento da campanha, por mês, a população utiliza, em média, 66 sacolinhas plásticas, por pessoa. Destas, 59 são distribuídas através dos supermercados. Tiago conta que em Jundiaí, onde foi realizado o projeto piloto da campanha, a população aceitou muito bem. “Em Jundiaí, por exemplo, 70% da população aprova o projeto e, destes, 99% gostariam que fosse levado para os demais comércios. Não queremos acabar com as sacolas e sim fazer uso consciente delas”, comenta o diretor.

Presente no evento, o vereador Lineu Navarro (PT), destacou a importância de levar este tipo de ação também para dentro das escolas. “A sociedade tomar a iniciativa é muito importante, mais do que o poder público. A campanha também tem que chegar às escolas para que as crianças levem pra casa. Quando isso acontece, o peso de uma ação como esta é bem maior”, comenta.

Para Nivaldo França, que falou em nome do setor supermercadista, deixar de usar sacolas descartáveis é um grande desafio, mas que já funciona muito bem em outras cidades. “Precisamos evoluir para tratar bem o meio ambiente. Nós, supermercadistas, somos grandes responsáveis pelo uso das sacolas”, comenta.

Compareceram ao evento representantes de associações, sindicatos, poder público, imprensa e de redes de supermercado que já aderiram a campanha que irá conscientizar a população para a substituição de sacolas descartáveis por outras opções. “O foco é incentivar o consumidor a trazer a sua ecobag, seu carrinho de feira, seu cesto de compra, entre outros para que ele vá diversas vezes ao supermercado e utilize esta embalagem novamente”, acrescenta Tiago.

Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas pelo site www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x