23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado

Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado

14/06/2012 09h34 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado

Neste sábado (16), terá início a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite 2012 (paralisia infantil) para crianças menores de cinco anos de idade. Em todo estado de São Paulo é esperado que sejam vacinados 2,99 milhões até o dia 6 de julho.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, além da vacina contra a poliomielite, as doses que estejam em atraso na caderneta serão atualizadas. Por isso, é importante que os pais levem a carteirinha de vacinação da criança.

Em São Carlos, a prefeitura informou que a meta é imunizar 95% das crianças, das 14.040 que estão com idade entre zero e cinco anos, em 25 unidades e 10 postos extras, que estarão aplicando gratuitamente a vacina.

Os locais de vacinação estarão imunizando as crianças das 8h às 17h. Entre os postos de vacinação estão, além das Unidades Básicas de Saúde e da Família (Inclusive nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia), a APAE, Calçadão da General Osório, Mercado Municipal, Escola Estadual Bento Silva César, CEMEIs Carmelita Ramalho e Monsenhor Alcindo Siqueira, Posto Castelo, Graal Rubi, Shopping Iguatemi e no Poupa Tempo.

Serão aplicadas duas gotas da vacina Sabin, que protege contra a pólio. Mesmo as crianças que já se vacinaram contra a Paralisia Infantil neste ano (na rotina do calendário de vacinação da criança) a prefeitura orienta que essas crianças devem receber novamente a 1ª dose da campanha, pois a imunização tem por finalidade suprir as eventuais falhas imunológicas.

O Ministério da Saúde orienta que se a criança estiver com quadro de febre alta ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação.A contra indicação é para as crianças que estão fazendo uso de medicamentos com corticoide ou imunodeprimidas.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x