Campanha Natal Solidário se prepara para Dia D

25 de novembro de 2011


Desde 2006, alunos do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam a campanha Natal Solidário com o objetivo de ajudar pessoas carentes de São Carlos despertando senso de cidadania nos participantes.

Renata Cristiane Olivieri, que faz parte da organização do evento, conta que durante estes anos a campanha ganhou vida própria e se estendeu para toda a instituição. “Atualmente é uma iniciativa dos próprios alunos que montam um grupo com integrantes interessados e voluntários, independente de curso, não tendo mais vínculos com grupos ou departamentos”, explica.

Até o fim de novembro os participantes realizam arrecadações em supermercados, academias, cursinhos, escolas e universidades. “Disponibilizamos caixas de coletas nestes locais e os participantes fazem o trabalho de panfletagem para que a população possa conhecer o que é o Natal Solidário e assim contribuir conosco. Além desses meios, em algumas escolas de ensino fundamental, é realizada uma gincana, com o objetivo de arrecadar donativos”, comenta Renata. A campanha é encerrada com a realização do Dia D, que acontece no dia 3 de dezembro. “Neste dia, a arrecadação acontece de porta em porta com os voluntários arrecadando doações pelas ruas”, acrescenta.

Para os organizadores realizar este trabalho faz com que haja um desenvolvimento pessoal de cada participante, exercitando a cidadania e mostrando que os universitários também se preocupam com trabalhos sociais. “A cada ano buscamos novas instituições para ajudar. Em 2010, por exemplo, entregamos as doações para a Casa da Criança, Albergue Infantil, Asilo Cantinho Fraterno, Nosso Lar, entre outras”, conta Renata.

O Natal Solidário é uma iniciativa independente. São aceitas doações de alimentos não perecíveis, livros, fraldas (infantis e geriátricas), produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Mais informações no www.dep.ufscar.br/natalsolidario. 

Edição Jeferson Vieira

comments icon 0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *