19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Canil de Ibaté está com atendimento normalizado

Canil de Ibaté está com atendimento normalizado

Número de adoções de animais no Centro de Controle de Zoonoses do município caiu e quantidade de animais abandonados aumentou

27/09/2020 08h34 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Canil de Ibaté está com atendimento normalizado Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Ibaté (SP)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan” – Canil e Gatil Municipal de Ibaté – está com seu atendimento normalizado após período de restrições mais severas devido à pandemia do novo Coronavírus. Apesar do atendimento emergencial não ter parado no Canil, as consultas em geral já estão normalizadas de segunda a sexta-feira, às 13h às 17h.

A veterinária responsável pelo CCZ, Claudia Roberta Boschilia, lembrou que o atendimento é feito por ordem de chegada e seguindo as recomendações sanitárias, sem aglomerações e com o uso obrigatório de máscara para os donos. “As cirurgias, que acontecem no período da manhã, devem ser marcadas com antecedência. Porém, para as consultas que acontecem a tarde, os interessados serão atendidos por ordem de chegada. As senhas começam a ser distribuídas às 12h”.

Além das cirurgias de castração, a equipe do CCZ faz, em média, 15 atendimentos por dia de cachorros, gatos, roedores e aves em geral, para consultas e vacinação. “Lembramos que o Canil oferece a vacina contra raiva, que deve ser aplicada anualmente em cães e gatos. Então, se seu animalzinho ainda não foi vacinado neste ano é necessário imunizá-lo. Além de proteger o animal, a vacina evita as zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas para os humanos”, recomendou a veterinária.

Adoções

Claudia Boschilia explicou que desde o início da pandemia o número de adoções de animais no Canil de Ibaté caiu muito, além da quantidade de animais abandonados aumentar. “Por um lado as pessoas ficaram receosas em adotar e por outro muitas famílias tiveram que deixar seus animais de estimação por causa da situação financeira. Tivemos esses dois agravantes o que fez aumentar a quantidade de animais disponíveis para adoção”.

Hoje o CCZ de Ibaté tem 35 cachorros adultos, de pequeno, médio e grande porte, e 12 gatos adultos para adoção. “Normalmente temos uma média de 15 cães para serem adotados. O número aumentou mais que o dobro! Todos estão castrados, vermifugados e com vacinação de raiva anual em dia e esperando que agora possam ganhar um novo lar”.  Os interessados em fazer uma adoção podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan” de Ibaté pelo telefone 16 3343-7031.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x