23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Carros com placas final 1 têm até abril para licenciamento

Carros com placas final 1 têm até abril para licenciamento

05/04/2012 18h11 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Carros com placas final 1 têm até abril para licenciamento

O licenciamento dos veículos automotores é obrigatório e deve ser feito anualmente. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é o documento que autoriza o veículo a circular em território nacional e seu é porte indispensável para o condutor do veículo, independente de ser ou não o proprietário. O Detran não costuma informar sobre o mês de licenciamento do veículo e, portanto, proprietários de automóveis com final da placa 1 devem ficar atentos ao prazo, já que o mês de abril é a data-limite para efetuar o pagamento.

O licenciamento de um carro usado, por exemplo, é um procedimento simples e pode ser feito pelo proprietário do veículo. Para realizá-lo a pessoa deve comparecer ao Detran ou à delegacia regional da cidade e apresentar seguintes documentos: CRLV do ano anterior, pagamento do seguro obrigatório do ano vigente, comprovante do pagamento do IPVA do exercício anterior e atual, comprovante do pagamento de multas, se houver e recolhimento da taxa de licenciamento que, geralmente, é cobrada à título do pagamento dos custos da emissão do CRLV e custa em torno de R$ 50,00.

Os proprietários de veículos do Estado de São Paulo dispõe, desde 1999, do licenciamento eletrônico, que faciliou o procedimento anual para obtenção do CRLV, que pode ser feito através de caixas eletrônicos em diversos bancos conveniados ou pelo computador através do “home banking” – programas de comunicação direta entre o cliente e o banco via internet.

Para realizá-lo, alguns requisitos são necessários: o endereço atual deve ser idêntico ao cadastro do Detran; o veículo não pode ter mais que 15 multas, independente de sua origem (Detran, Dersa, DER); não pode haver restrições judiciais (registro de furto, bloqueio judicial) e o veículo deve estar emplacado com placas de 3 letras. A recomendação é fazer o licenciamento eletrônico até cinco dias úteis antes do vencimento, uma vez que o novo CRLV será entregue pelo correio.

LICENCIAMENTO ANTECIPADO – Desde 2001, o Detran / SP e a Secretaria da Fazenda oferecem a possibilidade de fazer o licenciamento antecipado do veículo, através do Renavam, independente do final da placa.

Ele pode ser feito quando do pagamento à vista ou da terceira parcela do IPVA. Caso o contribuinte opte por essa alternativa, o novo documento do veículo será enviado, via Sedex, para o endereço do atual certificado (CRLV), sendo cobrada uma taxa de R$ 6,67 por essa facilidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
nelson sousa  jardim
nelson sousa jardim
12 anos atrás

obrigado pelo serviços de orientação sobre o licencamento de veiculos. gostei muito.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x