20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Casale esclarece sobre greve dos trabalhadores

Casale esclarece sobre greve dos trabalhadores

05/03/2012 17h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Casale esclarece sobre greve dos trabalhadores

Em nota enviada pela Casale Equipamentos Ltda à redação do São Carlos Agora, a empresa esclarece a greve dos trabalhadores e rebate as acusações feitas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos.

Em resposta à deflagração de uma greve abusiva iniciada em 23 de fevereiro e que dura até o momento, patrocinada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e região, a CASALE não encontrou outra alternativa senão a de levar o caso a apreciação do Tribunal Regional do Trabalho em Campinas.

É conhecido o direito de greve assegurado por nossa Constituição Federal, a todos os trabalhadores. Como em todo o mundo democrático, o exercício desse direito está condicionado ao preenchimento de alguns requisitos previstos na lei, requisitos esses estipulados para evitar que os prejuízos da paralisação não levem o empregador ao encerramento total e irreversível de suas atividades, permitindo organizar seus compromissos junto a fornecedores e clientes, de maneira a permitir a retomada de suas atividades tão logo o movimento grevista se encerre.

Infelizmente, o sindicato dos metalúrgicos de São Carlos e região ao patrocinar a greve, violou todos os requisitos da citada lei, tornando-a ilegítima e abusiva. É que ao definir pela greve, na manhã do dia 23 de fevereiro, iniciando o movimento às 7:00 daquele mesmo dia, o sindicato deixou de atender à lei que impõe o comunicado ao empregador com antecedência de 48h (parágrafo único do artigo 3º., da Lei 7.783/89, a Lei de Greve), impedindo a CASALE de promover o necessário ajuste de sua produção e compromissos, prejudicando muito a empresa.

Também não foi atendida a exigência legal de esgotamento da fase negocial. Toda greve, para ser considerada como legítima, deve ser precedida do esgotamento de todas as tentativas de negociação, é o que determina o artigo 3º., da Lei 7.783/89. Contudo, a pauta de reivindicações do sindicato só foi conhecida pela empresa, no dia 24 de fevereiro, um dia após o início da greve.

Em audiência realizada junto ao TRT de Campinas, no último dia 02, a empresa requereu, novamente, o retorno dos empregados ao trabalho e o encerramento deste ilegal movimento grevista, mas não obteve a resposta esperada dos representantes sindicais presentes.

O que se viu, ao contrário, foi uma postura inadequada por parte dos representantes sindicais que, não tendo outra alternativa diante da flagrante ilegalidade do movimento, mentiram em juízo ao afirmar ao Desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que a greve na CASALE havia se iniciado em 27 de fevereiro, quando todos sabem que a greve começou em 23 de fevereiro (conforme Boletim de Ocorrência juntado ao processo e notícias veiculadas naquele dia).

A afirmação, feita pelo Sr. Erick, presidente da entidade sindical, tem o objetivo claro de tentar fugir da inevitável sentença que declarará a ilegalidade da greve diante da violação dos requisitos previstos na Lei 7.783/89. Assim, espera a CASALE ter restabelecido a verdade dos fatos, e informa que a empresa só veio a público nesse momento para revelar a verdade dos fatos à opinião pública e aos funcionários da CASALE que merecem ser esclarecidos a respeito, diante das afirmações inverídicas lançadas pelo sindicato dos metalúrgicos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
VALMIR BLANCO
VALMIR BLANCO
12 anos atrás

ESSE SINDICATO LULISTA É DA PIOR QUALIDADE,ESTAO FAZENDO ISSO PRA APARECER TANTO NA MIDIA QUANTO AOS PSEUDOS TRABALHADORES QUE FAZEM CHURRASCO PROXIMO Á EMPRESA..QUANDO ESSA GREVE ACABAR E FOR CONSIDERADA ILEGITIMA QUERO VER SE O SINDICATO VAI BANCAR CADA UM DESSES FUNCIONARIOS POIS O SALARIO DOS REPRESENTANTES DA CUT ESTARÁ LÁ TODOS OS MESES..QDO ESSES FUNCIONARIOS LEGITIMAMENTE FOREM DEMITIDOS QUERO VER O SINDICATO PAGAR AS CONTAS DESSES VAGABUNDOS QUE SÓ QUEREM SABER DE FESTA EM FRENTE Á EMPRESA..SAO TODOS VAGABUNDOS TANTO OS SINDICATOS QUANTO OS GREVISTAS

ivani
ivani
12 anos atrás

alem de mentirosos, S

SR. ERIK não gosta de trabalhar a exemplo da Volks, que saiu para passar o tempo se sustentando do sindicato , infelizmente nosso pais só anda para tras com este tipo de gente

q pena!!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x