20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Casamento: Renovação de votos pode ser feita a qualquer momento

Casamento: Renovação de votos pode ser feita a qualquer momento

18/12/2011 19h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Casamento: Renovação de votos pode ser feita a qualquer momento

No Brasil e também em São Carlos, está cada vez mais comum realizar a renovação dos votos de casamento, na qual os cônjuges reafirmam suas promessas de amor e fidelidade. O evento consiste na realização de uma cerimônia, podendo ser religiosa ou não, mais discreta e íntima que um casamento, contando, geralmente, apenas com a presença de filhos, parentes e poucos amigos. A renovação é simplesmente simbólica, sentimental, ou seja, não é necessário solicitar algum tipo de permissão legal para que ela aconteça.

As razões pelas quais os casais fazem a renovação dos votos de casamento são as mais variadas possíveis. Comemoração das bodas; desejo de fazer uma declaração pública de comprometimento, amor e compromisso; intenção de recomeçar o amor, dentre outras.

Segundo psicóloga especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, Graziela Baron Vanni, as pessoas sentem necessidade, numa tentativa de revalidar o amor, de também revalidar o juramento, o que gera muitas emoções e aproxima as pessoas. “ Há um apelo sentimental e espiritual muito grande. Hoje em dia, como tudo está muito rápido e as relações passageiras, as pessoas precisam regredir essa rapidez e fazer com que o amor seja reciclado. É o novo amor dentro do velho”, explica.

Camila Ribeiro, casada há 12 anos com Renato, resolveu inovar na cerimônia de renovação dos votos. Organizou um jantar romântico somente para o casal em sua casa e contratou um violinista para a ocasião. “Se convidasse outras pessoas, ia ser só mais uma festa. Foi uma cerimônia totalmente simbólica, sem padre, nós apenas declaramos o que sentíamos um pelo outro e trocamos uma nova aliança que agora usamos junto com a de casamento”, conta.

No caso dos engenheiros Patrícia Velloso e Henrique Batista, casados apenas há um ano, a ideia foi celebrar. “Ele adora reunir os amigos, eu gosto de fazer festa, então unimos o útil ao agradável. Convidamos os amigos mais próximos e nossa família só para um almoço. Não queríamos gastar muito, organizamos tudo bem rápido. Foi um evento bastante íntimo, mas que vai fazer parte da nossa história”, relembra a esposa.

A cerimônia de renovação de votos é a comemoração de um compromisso já firmado. Portanto, qualquer casal que já tenha se casado pode realizá-la, independente do tempo que estiverem unidos. No entanto, caso a cerimônia seja religiosa, algumas religiões estabelecem determinadas regras para efetuar o culto.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x