26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Casos oficiais de coronavírus estão defasados em São Carlos

Casos oficiais de coronavírus estão defasados em São Carlos

07/05/2020 09h17 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Casos oficiais de coronavírus estão defasados em São Carlos Foto: Yves Herman / Reuters / Direitos Reservados

Há um abismo entre o número de casos do novo coronavírus relatados no boletim diário do Estado de São Paulo com os que já estão confirmado por São Carlos. Isso se dá em parte pelo atraso da notificação de novos afetados pela doença, atribuição que cabe à Prefeitura Municipal.
De acordo com o boletim diário da Vigilância Epidemiológica divulgado na quarta-feira (6), São Carlos tinha 35 casos confirmados e 3 óbitos por Covid-19. Mas, o boletim diário da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informa que o município tem apenas 14 casos confirmados e 3 óbitos, uma defasagem de 21 casos.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, o Instituto Oswaldo Cruz que está demorando para enviar os dados a Secretaria de Saúde do Estado. Por isso, o boletim diário do Estado não mostra a realidade do novo coronavírus, mas as Secretarias Municipais mostram o cenário mais próximo da realidade na disseminação do vírus no Estado de São Paulo. “O número é mais assustador do que está sendo mostrado pela Secretaria do Estado”, alerta o secretário Palermo.
Essa distorção pode ser vista em outras cidades da região de São Carlos. Em Araraquara, no boletim de ontem (5) tinha 105 pessoas infectadas pelo coronavírus e 4 óbitos. No mesmo dia, o boletim do Estado somou apenas 83 casos positivos da doença e 3 óbitos, defasagem de 18 casos e de 1 óbito.
Outra cidade próxima de São Carlos, Rio Claro tem 35 casos confirmados e 7 óbitos, de acordo com o boletim de terça-feira (5). Mas, no boletim do Estado constava apenas 19 casos confirmados e 8 óbitos. Neste caso, o Estado já contabilizava mais um óbito para o município, que foi de uma morte ocorrida em outra cidade, mas a pessoa era de Rio Claro, como estabelece o protocolo do Ministério da Saúde.
São vários exemplos assim, o que deixa claro que aos 34.053 casos oficiais confirmados do novo coronavírus na tarde de terça-feira (5) já deviam ser somados outros tantos, segundo dados dos próprios municípios de São Paulo.
Dados do portal da transparência do Registro Civil
Os números de óbitos por Covid-19, presentes no Portal da Transparência do Registro Civil, por meio do Painel COVID Registral, são demostrados os registros de óbitos por Covid-19 e Síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Veja na tabela os números dos óbitos para cidades da região de São Carlos.

Município Total de óbitos
Coronavírus Síndrome Resp. Aguda grave
Araraquara 5 1
Ibaté 0 0
Descalvado 1 0
Dourado 0 0
Porto Ferreira 1 0
Ribeirão Bonito 0 1
Itirapina 0 0
São Carlos 1 5
Total 8 7

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x