25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cemitério não tem jazigos suficientes para atender demanda da Covid-19

Cemitério não tem jazigos suficientes para atender demanda da Covid-19

05/04/2020 00h05 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Cemitério não tem jazigos suficientes para atender demanda da Covid-19 Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

Atualmente o cemitério Nossa Senhora do Carmo tem 60 carneiras disponíveis para a população

São Carlos já registra 8 mortes suspeitas por Covid-19, em apenas 15 dias, desde a primeira morte ocorrida em 22 de março, conforme último boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado na última sexta-feira (3). Portanto, a cada dois dias temos uma morte suspeita por Covid-19 no município.
De acordo com projeções dos profissionais de saúde, em reunião realizada no dia 20 de março, São Carlos poderá ter centenas de mortes por Covid-19, mesmo com as medidas restritivas. Se caso não tivesse imposto o isolamento social, então o número seria alarmante, em torno de 2 mil mortes por Covid-19.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, o cemitério Nossa Senhora do Carmo tem atualmente 60 carneiras disponíveis para atender a população e que na segunda-feira, dia 06 de abril, será aberto uma licitação para construção de mais 800 carneiras.
Ele disse que os estudos de ampliação do cemitério e a instalação de um crematório no município estão parados devido à pandemia do coronavírus. “Nós tínhamos a previsão de um processo licitatório e também de um chamamento público para os estudos do cemitério Nossa Senhora do Carmo e também a viabilização de um crematório na cidade de São Carlos, mas estão suspensos devido ao coronavírus, porque atualmente não podemos ter aglomerações em locais públicos, conforme decreto municipal”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos.
O secretário Olmo foi enfático ao dizer que a realidade do cemitério para enfrentar a pandemia do coronavírus em nossa cidade é de apenas 60 carneiras. “Então essa é a realidade hoje do cemitério Nossa Senhora do Carmo. Nós estamos intensificando realmente essa viabilidade da construção das 800 carneiras, para que a gente tem uma segurança diante da disseminação da pandemia do Covid-19 em nosso município”, finalizou.
O município de São Carlos tem 3 cemitérios, sendo dois municipais, Nossa Senhora do Carmo (o mais antigo da cidade) e Santo Antônio, na Vila Prado, e um particular, o Jardim da Paz, no Aracy.
O secretário de Habitação, João Muller, disse que os cemitérios públicos devem esgotar a sua capacidade em um ano e meio. “O cemitério Santo Antônio, na Vila Prado, está com a capacidade esgotada; o Nossa Senhora do Carmo tem pouco mais de mil vagas e temos um particular, que é o Jardim da Paz, no Aracy. Os cemitérios públicos devem esgotar a sua capacidade em um ano e meio, aproximadamente”, afirmou.
Ele também confirmou à nossa reportagem que foi procurado no final do ano passado por um grupo, que apresentou projeto de implantação de um novo cemitério particular. O projeto encontra-se em fase de estudo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x