26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Centenas de pessoas participam da marcha Contra o Racismo

Centenas de pessoas participam da marcha Contra o Racismo

20/07/2019 11h21 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Centenas de pessoas participam da marcha Contra o Racismo

Eli Cristina e Dona Benedita, que foram vítimas do crime de racismo praticado pela diretora da Prefeitura, Carla Campos estiveram presentes na marca

Centenas de pessoas tomaram as principais ruas do centro de São Carlos em uma Marcha contra o Racismo na manhã de sábado (20). O ato foi organizado pelo movimento negro de São Carlos após duas funcionárias da prefeitura, uma concursada e outra de terceirizada terem sido alvo de crime por parte da diretora da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Campos.
A concentração aconteceu em frente da Estação Cultura, antiga estação da Fepasa, às 9 horas e por volta das 10h cerca de 350 pessoas tomaram as ruas do centro da cidade. Com palavras de ordem pediam a punição da diretora, a apuração dos fatos pela Justiça e destacavam a importância dos negros, a maioria da população brasileira, na sociedade, além da reverência a cultura.
A marcha percorreu o Calçadão da General, avenida São Carlos e finalizou na praça do Mercado Municipal. Diversas entidades estiveram presentes na caminhada. No mercado municipal, líderes da comunidade negra fizeram discursos pedindo a exoneração do cargo político e acusada do crime de racismo, Carla Campos. Pediram também um posicionamento claro do prefeito Airton Garcia (PSB).
OS FATOS
A diretora da secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Campos, é acusada por servidoras de racismo e assédio moral. Existem gravações que comprovam os atos. Os atos de racismo e assédio moral foram relatos na tarde desta quarta-feira (10). Carla Campos, que é cargo político, aquele sem concurso público, de acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Defesa da Mulher, passou a ofender uma servidora concursada desde o momento em assumiu o cargo. Por várias vezes, Carla Campos criou situações vexatórias e chegou a falar que “uma nuvem negra pairou sobre a secretaria”, em alusão da cor da pele da trabalhadora.
 Outra situação se diz a respeito de uma trabalhadora de uma empresa terceirizada. Carla Campos chegou a trancar a funcionária da terceirizada em uma sala. A trabalhadora também é negra. Ainda segundo informações obtidas pelo Primeira Página, a diretora trancava a funcionária e zombava dela ser negra. Os relatos de racismo e assédio moral foram registrados em boletim de ocorrência na tarde desta quarta-feira (10) na DDM.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, Adail Alves de Toledo, os fatos são verdadeiros e existem gravações que comprovam todas as falas e ações de Carla Campos. “Nós recebemos uma ligação da servidora que fica na secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, falando que é perseguida e sofre racismo por parte da diretora. Ela não é aceita pela Carla Campos e segundo a colocação dos servidores, a diretora não respeita nem o secretário”, disse Adail.
A Prefeitura de São Carlos abriu uma sindicância para apurar os fatos, mas manteve a cargo político, Carla Campos, empregada no serviço público.
OUTRO LADO
A diretora da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, foi procurada pela reportagem, mas não respondeu as mensagens encaminhadas e nem os telefonemas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x