18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cerca de 150 alunos de medicina protestam na reitoria

Cerca de 150 alunos de medicina protestam na reitoria

22/03/2013 12h15 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cerca de 150 alunos de medicina protestam na reitoria

Em greve há seis dias, cerca de 150 estudantes de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fizeram uma manifestação em frente à reitoria do campus na tarde ontem (21). Os alunos reivindicam melhorias estruturais no curso, reclamam da falta de professores e cobram um posicionamento sobre os estágios que deveriam ter começado no dia 18 de fevereiro. A Prefeitura informou que um novo contrato para os estágios está em análise na UFSCar, mas a universidade negou ter recebido o documento.

 

No protesto, após pendurarem jalecos em um varal, os estudantes foram em frente ao prédio da reitoria. Com apitos, buzinas, cartazes e panelas, eles tentaram chamar a atenção para as reivindicações. Um abraço simbólico da reitoria também foi feito pelos manifestantes.

A estudante do 4º ano, Ana Flávia Marcelino Riccetto, reclamou que o curso tem problemas há cinco anos. Ela falou ainda da dificuldade dos estudantes para a realização das aulas práticas. “O Hospital Escola, onde nós poderíamos estar inseridos, também está atrasado. Nosso curso é muito baseado na prática, então precisamos estar inseridos na rede de saúde do município para a gente ajudar e aprender com a população”.

“Infelizmente, os médicos preceptores, que auxiliam os alunos, começaram a pedir demissão. Com isso, 60% do curso já estava parado e nós resolvemos parar o restante, porque nós não queremos mais remendos, mais retalhos. Queremos um curso de qualidade e que traga uma educação médica de excelência na área de saúde”, relatou Ana Flávia.

Alunos do 5º e do 6º anos também reclamam do internato, pois precisam viajar para cidades mais próximas, como Piracicaba e Rio Claro. “A alteração do local do internato dificulta o manejo do corpo docente, acesso ao material de estudo, além de gerar gastos com transporte e hospedagem”, informaram os estudantes em um manifesto divulgado na última sexta-feira (15).

 

RESPOSTA

A UFSCar se reuniu com os estudantes na sexta-feira (15) e informou que será feito um cronograma de ações para que as atividades do curso voltem ao normal nos próximos dias. Sobre os estágios, a universidade informou que ainda dependia de uma resposta da Prefeitura de São Carlos sobre as condições da continuidade das atividades nas unidades de saúde.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que um novo contrato foi elaborado e aguarda análise da UFSCar. A universidade informou que a coordenadoria do curso, a procuradoria jurídica e a reitoria não receberam nenhum documento da Prefeitura.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x