8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ciclistas de São Carlos se preparam para Caminho da Fé

Ciclistas de São Carlos se preparam para Caminho da Fé

28/03/2012 08h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ciclistas de São Carlos se preparam para Caminho da Fé

O grupo de dez ciclistas está se preparando há seis meses para encarar no próximo sábado 540 quilômetros (Km) em trilha de terra entre São Carlos e Aparecida do Norte para cumprir a meta anual de percorrer o Caminho da Fé. Com a novidade de percorrer o trecho sem carro de apoio, que daria suporte técnico ao grupo, parte dos ciclistas vai tentar um feito inédito de fazer a volta no pedal.

De acordo com o empresário da Rios Bike, Mauro da Quinta, que está na equipe de coordenação, e será um dos ciclistas a fazer o percurso de ida e volta, aproximadamente 1.080 Km em 12 dias, esta é a primeira vez que uma equipe são-carlense vai tentar completar a viagem de bicicleta.

Para encarar o percurso, o grupo vai levar na bagagem pessoal equipamentos para dar suporte técnico às bicicletas. “Em média, o equipamento pesa perto de três quilos, com ferramentas e roupas pessoais. O tamanho da bagagem é do tamanho da vaidade de cada um”, analisa, ao reforçar que o projeto preza o comprometimento franciscano de viver com o mínimo necessário.

O período pré-trilha implicou em uma rotina de treinamento do grupo de ciclistas. Durante a semana, eles percorreram por dia perto de 40 km. Nos finais de semana o treino era mais puxado chegando aos 100 km. “A rotina de treinamento muitas vezes era feita à noite em trilhas que pudessem se assemelhar ao caminho da fé”, avaliou Mauro.

A previsão é para que haja cinco noites para descanso em pousadas dispersas no caminho, almoço e lanches previamente demarcados entre os mais de 20 municípios que dividem a distância entre São Carlos e Aparecida do Norte. Em média, o ciclista gasta R$ 500,00 na ida. Com a nova experiência de fazer ida e volta, Mauro e o companheiro de viagem Hudson Carboni estão prevendo gastar R$ 800,00.

Ao ser questionado sobre o que motiva a fazer esse percurso pelo menos duas vezes por ano (geralmente em abril e novembro), Mauro elenca do desafio físico ao contato direto com a natureza, passando pela possibilidade de uma experiência espiritual que o Caminho da Fé proporciona.

A volta, segundo o ciclista, terá outro desafio, além do cansaço físico, o caminho é demarcado com placas e setas apenas no sentido São Carlos/Aparecida do Norte. A volta terá a bordo um GPS (Global Positioning System) e a memória fresca do percurso de ida.

O grupo do Celso Luiz Bernardi, da Ciclo Pedal, que também faz o percurso, optou neste ano em percorrê-lo no final de abril. Segundo ele, com as duas caravanas, o número de pessoas é sempre maior que as acomodações nas pousadas. O melhor foi marcar uma nova data para o ciclo turismo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x