25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ciclo de palestras apresenta sessão sobre a pacificação das favelas cariocas

Ciclo de palestras apresenta sessão sobre a pacificação das favelas cariocas

10/06/2013 15h50 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Ciclo de palestras apresenta sessão sobre a pacificação das favelas cariocas

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e o Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam mais uma palestra da série “Quartas Sociológicas”. No dia 12 de junho, a palestra terá o tema “Cidadania, justiça e ‘pacificação’ em favelas cariocas”, que discutirá a experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e seus impactos na percepção, nos hábitos e nas atitudes dos moradores de favelas “pacificadas” com relação à posse e ao exercício de direitos e no acesso à justiça.

 

Ministrada pela professora Fabiana Luci de Oliveira, do DS, a apresentação dará atenção especial para o relacionamento e contato desses moradores com as instituições da justiça formal (polícia, defensoria pública, ministério público e judiciário), com base em estudo de caso das favelas cariocas Cantagalo, Fazendinha (no Complexo do Alemão) e Vidigal. A pesquisa, a ser concluída ainda neste ano, conta com financiamento da Fundação Ford e do Centro de Justiça e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, coordenado pela professora.

 

A palestra começará às 10 horas, no Auditório do DS, área Sul do Campus São Carlos e é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8673.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x