20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cidadania realiza reunião com famílias interessadas em participar do Programa de Apadrinhamento

Cidadania realiza reunião com famílias interessadas em participar do Programa de Apadrinhamento

15/05/2019 10h01 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Cidadania realiza reunião com famílias interessadas em participar do Programa de Apadrinhamento

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, juntamente com as equipes técnicas do Fórum (Vara da Infância e da Juventude), da Casa de Acolhimento e com a Diretoria de Proteção Social Especial e Acolhimento Familiar, realizou na última semana a primeira reunião de sensibilização com as famílias que manifestaram interesse em participar do Programa de Apadrinhamento.
O Programa de Apadrinhamento, criado pela Lei Municipal 18.032/2016, tem como objetivo fortalecer o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes que se encontram nos serviços de acolhimento institucional e com poucas possibilidades de retorno à família de origem, extensa ou substituta (adoção). Em São Carlos o programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e a Vara da Infância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de São Carlos.
O Programa de Apadrinhamento está organizado em duas modalidades: Apadrinhamento Afetivo que tem como objetivo estimular os vínculos afetivos ampliando as oportunidades para convivência comunitária por meio do contato direto entre o “padrinho” e o “apadrinhado” e Apadrinhamento Financeiro que consiste em contribuição econômica para atender as necessidades das crianças e adolescentes.
De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, das 14 famílias que manifestaram interesse em participar, somente 3 compareceram. “Realizamos o encontro exatamente para esclarecer o que é o apadrinhamento afetivo, quem pode fazer parte e como fazer, além de diferenciar e também explicar o processo de adoção, o acolhimento institucional e o familiar”, explicou a secretária lembrando que as famílias interessadas ainda passarão por avaliação de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da Secretaria, da Vara da Infância a e do Serviço de Acolhimento.
Para participação na modalidade de Apadrinhamento Afetivo as famílias que desejarem ingresso no Programa deverão realizar o Cadastro
Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas no CREAS (Centro de Referência Especial de Assistência Social), localizado na rua Treze de Maio, nº 1732, no Centro ou pelo telefone (16) 3307-7799.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x