26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cidade se prepara para Campanha de Multivacinação 2020

Cidade se prepara para Campanha de Multivacinação 2020

Todas as vacinas para crianças e adolescentes estarão disponíveis de 5 a 30 de outubro

01/10/2020 07h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Cidade se prepara para Campanha de Multivacinação 2020 Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Ibaté (SP)

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, já está se preparando para a realização da Campanha Nacional de Multivacinação 2020, que vai de 5 a 30 de outubro, para crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, com destaque para a vacina contra Poliomielite, que será aplicada como reforço para crianças menores de cinco anos, mesmo que estejam com a carteirinha em dia.

Paula Salezzi Fiorani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, lembrou a importância da atualização do cartão vacinal na prevenção de doenças. “Além da atualização da carteirinha, a Campanha Nacional de Multivacinação faz reforços na imunização para garantir a saúde das nossas crianças. Usando máscaras e tomando todos os cuidados necessários em relação à Covid-19, durante o mês de outubro é importante que pais e responsáveis levem as crianças para serem imunizadas”.

Como parte da ação, no dia 17 de outubro (sábado) acontecerá o Dia D da campanha. Paula Fiorani lembrou que a mobilização deve acontecer sem aglomerações e seguindo todos os protocolos sanitários para minimizar os riscos relacionados à Covid-19. “O Dia D da campanha, neste ano, será mais para contemplar aqueles pais que não têm tempo de levar suas crianças durante a semana”.

As vacinas

As vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente são: BCG, Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.

Contra a Poliomielite  serão aplicadas a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa gotinha, e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), dependendo da faixa etária. Desde a década de 1990, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio.

Durante a Campanha de Multivacinação em Ibaté todas as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Programa Saúde da Família (PSF) do município, abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para vacinar basta apresentar a carteira de vacinação da criança.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x