20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ciesp, Acisc, OAB e Sincomércio unem forças para combater a pandemia do coronavírus

Ciesp, Acisc, OAB e Sincomércio unem forças para combater a pandemia do coronavírus

22/04/2020 09h47 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Ciesp, Acisc, OAB e Sincomércio unem forças para combater a pandemia do coronavírus Foto: Reprodução

As entidades terão representantes nas reuniões e toda semana haverá reunião de um subcomitê

Atualizado: 23/04/2020 – 07h25

Quatro entidades de São Carlos uniram forças para combater a pandemia do novo coronavírus. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomércio) criaram subcomitês, ligados ao comitê de crise já instituído no Ciesp, para discutir diferentes temas em níveis mais aprofundados.
“Essas discussões são só o primeiro passo, na verdade, a intenção é que juntos possamos planejar e construir soluções para enfrentar essa situação, de modo a preservar a saúde física e mental de todos”, explica o diretor titular do Ciesp, Emerson Chu.
Em princípio, foram criados quatro subcomitês: de protocolos de segurança à saúde; de infraestrutura e apoio a saúde; de assistência social; e de equipamento de proteção individual (EPI) com ênfase em máscaras e aventais. Os subcomitês são compostos por, no máximo, dois representantes das entidades de classe ou setor.
Para o presidente da Acisc, José Fernando Domingues, o Zelão, a iniciativa pode trazer contribuições relevantes para o comércio, especialmente diante da prorrogação da quarentena até o dia 10 de maio, anunciada pelo governador João Doria na última sexta-feira (17).
“Para nós é de suma importância porque como o comércio ficou parado durante todo esse tempo, precisamos ter alguma referência, então será uma oportunidade para entendermos como a indústria tem feito, analisar esses protocolos e fazer as adaptações ao comércio”, afirma Zelão.
Segundo ele, apesar da decisão do governador, a expectativa é que o comércio local e a Prefeitura possam encontrar formas de flexibilizar as atividades comerciais dentro desses protocolos. “O presidente da Câmara está alinhado conosco também e já estamos estudando várias propostas de flexibilização. Tenho certeza de que esses subcomitês irão encontrar outras soluções”, comenta.
A presença de representantes da OAB São Carlos também permitirá importantes contribuições nessas discussões. “Além de disponibilizar o conhecimento jurídico, imprescindível para garantir a legalidade das ações, a OAB São Carlos ainda atua como representante da sociedade civil, buscando assim o equilíbrio entre os diversos setores econômicos e sociais”, explica Ricardo José dos Santos, secretário da Comissão Especial dos Assuntos da COVID-19, criada pela entidade no município.
A OAB e o Ciesp nomearam diferentes participantes para as comissões, mas a intenção é que sempre haja comunicação entre eles. Toda semana haverá reunirão de um subcomitê. “A situação é urgente e precisamos correr contra o tempo. Todo o assunto que se refere à pandemia deve ter prioridade, justamente para tentarmos evitar um colapso”, destaca Chu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x