25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cigarros aromatizados atraem público jovem

Cigarros aromatizados atraem público jovem

17/03/2012 14h41 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cigarros aromatizados atraem público jovem

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiram nesta última semana sobre o fim do uso de aditivos nos cigarros que tornam o produto aromatizado. Essas substâncias dão sabor ao cigarro, como menta e chocolate, mascarando o gosto amargo do tabaco e o cheiro desagradável da fumaça. O motivo do adiamento foi o impasse quanto à exclusão do açúcar na produção do cigarro.

 

Direcionados aos adolescentes entre 18 e 25 anos, na maioria universitários, esse tipo de cigarro atinge uma parcela pequena nas vendas das tabacarias, como relatou quatro donos de lojas especializadas em cigarrosem São Carlos.“Não passa de 15% das vendas totais”, afirma Joelma Eiras, dona da Tabacaria Eiras, no Mercado Central.

Ela reforça que o público mais velho e fumante nem mesmo conhece esses produtos. “E quando provam, eles não gostam”, declarou.

Na avaliação de Fábio Martello, da Toda Hora Tabacaria, no bairro Cidade Jardim, esses produtos têm um nicho específico que são os jovens. “Para uma faixa etária maior de idade, até uns 25 anos, esse produto atinge perto de 40% das vendas”, disse ao lembrar que a exclusão do produto no mercado nacional, abre porta para o contrabando de similares produzidos na América Latina.

“Não coloco contrabando em minha loja, mas garanto que pelo menos uma vez por semana tenho na minha porta alguém oferecendo esses e outros produtos. A Anvisa poderá ampliar esse mercado negro do tabaco”, analisa.

Uma opinião contrária tem o dono da loja Rei do Tabaco, no Mercado Central, Isequiel Spiranello. Ele diz que a retirada desse produto em nada vai afetar a venda em sua loja. “Seria um favor para mim que não fossem mais comercializados. O público desse produto não é fiel e compra mais por farra. Isso tudo não passa de modismo”, revelou. (Hever Costa Lima)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x