20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cleide Queiroz estreia solo inspirado na vida e na obra poética de Stela do Patrocínio

Cleide Queiroz estreia solo inspirado na vida e na obra poética de Stela do Patrocínio

19/03/2019 00h01 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Cleide Queiroz estreia solo inspirado na vida e na obra poética de Stela do Patrocínio

São Carlos recebe na próxima quinta-feira, 21, o espetáculo “Palavra de Stela”. O monólogo traz a vida e obra da poetisa Stela do Patrocínio em uma performance elogiada da atriz Cleide Queiroz, que nesse mês completa 50 anos de carreira. O espetáculo será apresentado no CEMAC, às 14h, com entrada franca.
Stela viveu durante 30 anos em um manicômio, portanto a peça, além de ser artística, traz toda uma reflexão e sensibilização para a atenção em saúde mental no nosso país. Nascida em 1941, Stela do Patrocínio foi internada no Centro Psiquiátrico Pedro II aos 21 anos, quando diagnosticada como psicopata e esquizofrênica. Quatro anos depois, foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde permaneceu até sua morte em 1992. Durante seus anos de isolamento, Stela desenvolveu um discurso poético. Seu “falatório”, carregado de angústias, retrata a rotina manicomial e, sobretudo, revela sua visão da vida, do mundo e de si mesma.
Palavra de Stela é de um espetáculo solo interpretado por Cleide Queiroz com direção e dramaturgia de Elias Andreato. No espetáculo a personagem narra sua trajetória, expõe seu cotidiano e revela seu olhar de perplexidade diante da vida e dos seres humanos.
Elias Andreato escreveu o texto especialmente para Cleide Queiroz. Com 50 anos de carreira em teatro, cinema e televisão, a atriz traz uma relação muito pessoal com a temática proposta, pois é uma mulher negra que durante sua adolescência conviveu com a internação de sua mãe esquizofrênica.
“Por meio da fala de Stela do Patrocínio, pretendemos levar o espectador a uma reflexão acerca da visão que temos sobre loucura e lucidez, bem como chamar sua atenção para como a sociedade enxerga a diferença e lida com o outro”, diz Elias Andreato.
A criação do espetáculo tomou por base o registro em áudio da obra de Stela do Patrocínio realizado na década de 1980 pelas artistas plásticas Neli Gutmacher e Carla Guagliardi, posteriormente, transcrito e organizado por Viviane Mosé no livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome.
Serviço:
PALAVRA DE STELA
Dia 21/03, às 14h
Entrada franca
CEMAC – Centro Municipal de Arte e Cultura
Rua São Paulo, 745 – Centro – São Carlos/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x