20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Clica traz obra de Chuck Palahniuk

Clica traz obra de Chuck Palahniuk

25 pessoas participaram da tertúlia. Como é de costume no clube, a obra foi exposta em seu enredo

17/09/2020 20h23 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Clica traz obra de Chuck Palahniuk Foto: Divulgação

No dia 12 de setembro foi realizado o último encontro do CLiCA – Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP. Novamente o encontro foi realizado de forma on-line por conta da pandemia do Coronavírus. Neste evento, houve a tertúlia sobre a obra de Chuck Palahniuk, “Clube da Luta”.

25 pessoas participaram da tertúlia. Como é de costume no clube, a obra foi exposta em seu enredo, personagens, em sua textura, capítulo por capítulo, e na medida em que as questões iam aparecendo, todos participavam das discussões. “Interfaces entre a literatura de Palahniuk e a linguagem cinematográfica, a violência, a degradação do papel do pai na sociedade mais atual e uma de suas resultantes – a masculinidade tóxica – foram algumas das questões abordadas durantes o encontro”, contou o docente e responsável pelo CLiCA, Prof. Marcos Gigante.

A gravação do encontro pode ser acessada neste link: www.unicep.edu.br/clica

Marcos também contou que foi eleita a obra que será futuramente discutida, com base na lista de obras do projeto CLiCA. Venceu a eleição “As intermitências da morte”, de José Saramago. Esta terá sua tertúlia no dia 14 de novembro. “Sempre elegemos contos e romances com tempo hábil para que todos leiam, embora para participar do encontro a leitura da obra não seja pré-requisito. Basta ser associado do clube, o que é aberto a todos e gratuito. Cada encontro gera um certificado de três horas de atividades para os participantes (estudantes, ex-estudantes e comunidade) ”, explicou o professor.

“Programação em movimento”, assim chamada por conta da participação constante dos associados na organização dos eventos:

26 set. 2020:
– “A queda da casa de Usher” (Edgar Allan Poe).
– “Uma galinha” (Clarice Lispector).

17 out. 2020:

“Feminismo e Ditadura Militar na obra de Heloneida Studart: um estudo sobre a Trilogia da Tortura”
A tertúlia será conduzida pela Prof.ª Dr. ª Evelyn Caroline de Mello.

31 out. 2020:

“Mito e história de um posseiro do Brasil Colonial nos Sertões de Araraquara: construção e desmistificação de um herói regional”

A tertúlia será conduzida pelo Prof. Dr. Fransérgio Follis.

14 nov. 2020:

– “As intermitências da morte” (José Saramago).

Todos os encontros serão on-line, sempre às 9h. Os encontros presenciais serão retomados assim que for seguro. Para se associar, basta preencher a ficha disponível em www.unicep.edu.br/clica e enviá-la como anexo para [email protected].

Em nome do CLiCA o docente ainda agradeceu a Prof.ª Drª. Evelyn Caroline de Mello, Pós-Doutora em Literatura, que tem participado ativamente dos encontros, trazendo muitas contribuições ao Projeto CLiCA.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x