16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Com dois casos suspeitos, Saúde chama para vacinação contra o Sarampo

Com dois casos suspeitos, Saúde chama para vacinação contra o Sarampo

18/08/2019 08h24 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Com dois casos suspeitos, Saúde chama para vacinação contra o Sarampo

Na última quinta-feira, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou dois casos suspeitos de sarampo no município. Os exames estão no Instituto Adolfo Lutz para confirmação.

Em todo o Estado de São Paulo, 50 municípios fazem parte da lista de prioridades de vacinação. São Carlos ainda não está na relação, uma vez que os casos não foram positivados. Contudo, a secretaria de Estado da Saúde recomenda que os municípios devem seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos suspeitos da doença.

Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada podem procurar um posto de vacinação, de preferência com a carteira vacinal, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Kátia Spiller, destaca que as pessoas com idade até 29 anos precisam de duas doses. Quem nasceu a partir de 1960 e tem mais de 30 anos precisa tomar somente uma dose.

“Nesse momento, é fundamental que a população procure as unidades de saúde para a atualização das vacinas, em especial as crianças de 6 a 11 meses. Vale destacar que as pessoas que pretendem viajar, precisam se vacinar com 15 dias de antecedência. Nós temos casos de sarampo no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia”, observou Kátia Spiller.

No Estado

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, desde o início do ano até o dia 13 de agosto foram registrados 8.609 casos suspeitos de sarampo, 1.319 confirmados, 734 descartados e 6.556 estão em investigação. Até o momento, não há registro de morte no estado. Os casos suspeitos e confirmados estão distribuídos em 50 municípios, com o maior percentual dos casos confirmados na faixa etária de 15-29 anos (44,4%).

Em São Carlos, a Secretaria de Saúde disponibiliza 2,5 mil doses SCR (sarampo, caxumba e rubéola) em estoque. De acordo com Kátia Spiller, é suficiente para atender a demanda das crianças. “Importante também ressaltar que as pessoas que trabalham na área da saúde devem receber duas doses dessa vacina, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importantíssimo que os pais verifiquem a carteira de vacinação dos seus filhos e não deixem de levar a criança para receber a imunização. O nosso estado é o que mais tem casos confirmados, temos que considerar esse fato”, reforçou a responsável pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x