19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Com espírito de sociologia inovadora, UFSCar realiza debates na área

Com espírito de sociologia inovadora, UFSCar realiza debates na área

26/04/2012 08h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Com espírito de sociologia inovadora, UFSCar realiza debates na área

O programa de pós-graduação da sociologia, PPGS, da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, realiza o seu III seminário intitulado como a “sociologia em movimento: novos olhares, novas perspectivas”. O evento será sediado na própria UFSCar nos dias 7, 8 e 9 de maio. As inscrições estão abertas para ouvintes até no primeiro dia do evento e a taxa de participação é de apenas R$5,00.

A ideia do seminário é chamar a sociedade para um debate sobre vários temas que norteiam a sociologia. “Vamos discutir temas que vão desde a segurança, o trabalho no campo, trabalho em condições análogas a escravidão. Então, é a universidade tentando dialogar com a sociedade para achar soluções para esses problemas”, explica Charles dos Santos, membro da comissão organizadora do evento.

O terceiro seminário reflete o próprio programa da pós-graduação que a UFSCar oferece na área de sociologia. “Desde as palestras, convidados, dos artigos selecionados, dos estudantes de pós-graduação que virão: todos foram selecionados com o espírito de uma sociologia inovadora”, diz Gabriel Alarcon Madureira, representante discente e membro da comissão organizadora.

Eles explicam a importância da realização do evento e também a quebra com o tradicionalismo sociológico, dando voz a perspectivas subalternas na realização de pesquisas inovadoras. “Sociologia inovadora aberta ao uso de vários métodos, entrevista, diário de campo que procura imobilizar teorias sociológicas não tão consagradas, que procura outros enfoques, dando voz a outros atores e agentes que são negligenciados pela sociologia tradicional”, ressalta Madureira.

Os seminários são realizados pelo programa de pós-graduação em sociologia da UFSCar, com apoio do departamento de sociologia, da Capes, da Fapesp e da Proex.

PÓS EM SOCIOLOGIA – É um programa novo, com quadro docente novo também. “Temos o espírito de tornar o programa com uma projeção nacional e que tenha projeção no âmbito científico do campo da sociologia através de perspectivas novas”, explica Madureira.

É a realização de uma sociologia que não deixa de lado o tradicional, mas ao mesmo tempo, deixa existir outras vozes. “O programa dá voz ao subalterno. É o intelectual que fala sobre o operário, sobre o trabalhador rural, mas deixa que eles próprios se manifestem também”, diz Santos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marcia Maria
Marcia Maria
11 anos atrás

Parabéns a todos os dirigentes pela matéria , e é isto mesmo que precisamos

INOVAÇÃO

Maria Inês Madureira
Maria Inês Madureira
11 anos atrás

Parabéns e Sucessos Nesta Nova Empreitada!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x