8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Com máscara ou cachecol? Agente da GM fiscaliza bar de forma irregular em São Carlos

Com máscara ou cachecol? Agente da GM fiscaliza bar de forma irregular em São Carlos

05/07/2020 17h21 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Com máscara ou cachecol? Agente da GM fiscaliza bar de forma irregular em São Carlos Foto: Reprodução / Redes Sociais

Na corporação, dois agentes municipais foram testados positivos para a Covid-19, onde mesmo infectada, uma GM feminina trabalhou por alguns dias sem comunicar o caso ao comando da instituição

Um fato isolado está repercutindo nas redes sociais, após ser divulgado a postura incorreta de um agente da Guarda Municipal de São Carlos (SP), que durante uma fiscalização, realizada pela Força Tarefa do município no último sábado (04), foi fotografado pelo dono do comércio averiguado, utilizando a ‘máscara de proteção FACIAL’, como se fosse um ‘cachecol’, encobrindo o queixo e também o pescoço, ao invés da boca e nariz, como é recomendado, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O fato ocorreu na Rua Rio Tietê, em um bar fiscalizado no bairro Jockey Clube, onde ao registrar a postura incorreta do agente municipal, o proprietário pelo comércio utilizou do seu perfil no Facebook, onde realizou uma postagem de indignação com tal situação, uma vez que o mesmo, chegou a ser notificado, por haver pessoas nas dependências externas do seu estabelecimento comercial, segundo as suas versões.

“Olha gente, vejam o cúmulo do absurdo, tenho um bar em São Carlos (SP), onde fui abordado e sobretudo autuado, sem nada a configurar tal abordagem, tive que assinar uma advertência sem preceitos, sem legitimidade no que me abordaram. Havia três pessoas fora do bar, na garagem, um na calçada, extremamente longe do estabelecimento, e eu como mostram as imagens, dentro do estabelecimento. Vocês não acham que a governança, a maturidade e sobretudo, estar e ter preparo para o cargo e função certas não fazem diferença? Existem pessoas que não deveriam estar aonde estão, e sobretudo, ocupar o cargo que ocupam”, finalizou o comerciante Vandilson Almeida de Souza.

CASOS CONFIRMADOS NA CORPORAÇÃO – Segundo informações obtidas pela reportagem do Jornal Primeira Página, dois guardas municipais de São Carlos (SP), foram diagnosticados positivos para a Covid-19, onde uma GM feminina, testou positivo e sem o uso da máscara de proteção facial, foi trabalhar normalmente após a confirmação da doença, e somente após algum tempo, acabou comunicando o companheiro de equipe, que estaria infectada pelo novo coronavírus, onde em exames realizados, o seu parceiro de viatura, também acabou testando positivo para o vírus, sendo ambos afastados.

Segundo as informações, a GM feminina em suas atividades do dia-a-dia na corporação, chegou a trabalhar com outros dois agentes, sendo um deles o Líder de sua equipe, que ao tomar conhecimento dos fatos, realizou os testes rápidos, juntamente com o outro GM, sendo ambos diagnosticados por tal procedimento ‘negativos’ para a doença, e trabalham normalmente.

No caso do uso obrigatório de máscaras em todo o território paulista, o Governo do Estado de São Paulo, lançou na última quarta-feira (01), um site exclusivo sobre o uso obrigatório de máscaras como prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A nova página concentra uma série de informações oficiais e atualizadas sobre o tema e ainda disponibiliza o download do cartaz oficial sobre obrigatoriedade de uso da proteção facial, considerada fundamental para reduzir o contágio durante a pandemia.

O site saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/mascaras contém esclarecimentos a respeito da legislação que obriga o uso das máscaras em todo o estado e prevê multas em caso de infrações. Na aba “Dúvidas Frequentes”, é possível ter acesso ao detalhamento do Decreto Estadual 64.959/2020 e da Resolução SS 96/2020, incluindo as regras vigentes paras pessoas físicas e jurídicas e as especificações sobre a fiscalização.

É possível baixar, compartilhar e imprimir cartazes, faixas e folhetos informativos disponíveis no site. O material disponível para download pode ser afixado em escritórios, estabelecimentos comerciais, repartições públicas e demais locais de acesso público.

“Comerciantes podem baixar o cartaz com a indicação ‘Obrigatório o uso de máscara’ pela internet, no site saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/mascaras, reproduzindo e colocando no seu estabelecimento. É esforço máximo para que tenhamos 100% dos brasileiros de São Paulo usando máscaras a partir de agora”, disse o Governador João Doria nesta quarta, em entrevista coletiva na capital.

O site traz ainda vídeos e podcasts orientativos sobre a obrigatoriedade do uso das máscaras e a possível aplicação de multas em caso de descumprimento.

Orientações

O site foi criado para facilitar o acesso da população a todo o conteúdo produzido pelo Estado sobre o uso da proteção facial. Nele, os cidadãos podem obter orientações sobre o uso correto das máscaras caseiras (de tecido) para proteger adequadamente a própria saúde e também das pessoas ao seu redor.

O site traz ainda orientações sobre o descarte correto das máscaras. Também estão disponíveis informações sobre higienização das mãos e demais medidas pessoais de proteção contra a doença.

Outras informações

O hotsite ainda contém atalhos para acesso a outros temas relativos à pandemia do coronavírus. É possível acessar informações sobre a campanha estadual de vacinação contra a gripe e sobre o Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual e consciente da economia. Ainda estão disponíveis links para dados sobre isolamento social e estatísticas da evolução da doença nos municípios paulistas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x