19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Comerciantes apontam aumento de 10% nas vendas de frango

Comerciantes apontam aumento de 10% nas vendas de frango

11/01/2012 11h56 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Comerciantes apontam aumento de 10% nas vendas de frango

Dados divulgados pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) indicam que a avicultura brasileira bateu recordes em produção, consumo e exportação em 2011. O consumo per capita de carne de frango passou de 44 quilos em 2010, para 47,4 quilos no ano passado, o que representa um aumento de 7,5%. Pela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos no consumo deste tipo de carne, atingindo a sétima colocação em um ranking de 77 países criado pela entidade.

De acordo com o economista, João Carlos Carneiro, além do aumento populacional, o maior poder aquisitivo dos brasileiros também influenciou na ampliação desta demanda. “A procura por um bem de consumo está diretamente ligado ao preço deste bem, ao nível de satisfação do consumidor e à sua renda. Como o frango tem um custo mais baixo, se comparado a outras carnes como a carne bovina ou peixe, o preço em si é o próprio reflexo desta da demanda. Além disso, penso que a venda do produto in natura será ainda mais intensa, pois ele é mais barato que o industrializado”, afirma.

Segundo o comerciante Luis Santana, proprietário de um açougue da cidade, a carne de frango é uma das mais procuradas pelos consumidores. Para ele, essa maior demanda pode ser explicada devido ao preço mais acessível da mercadoria e à ascensão financeira das classes mais baixas da população. “Nesse final de ano, eu observei muitos novos consumidores aqui no açougue. Além disso, antes a preferência de todos era a carne bovina. Hoje, todo mundo come frango. Acredito que porque seja uma carne mais magra e as pessoas se preocupam mais com a saúde” opina.

Já Welton Luiz Zabotto, gerente de uma rede de supermercados da cidade, ressalta que dezembro é um mês atípico em relação ao consumo deste produto, pois as festividades intensificam as vendas. No entanto, ele afirma que no mês janeiro já se nota um aumento de 10% na comercialização desta mercadoria.

Em São Carlos, muitas pessoas já adotaram o hábito de consumir carne de frango. A dona de casa Elizete Gonçalves, 55, está entre elas e conta que fez essa opção por questões de saúde e porque a carne é a sua preferida. “Na minha casa consumimos carne branca quatro vezes por semana. A gente ouve dizer que a carne de frango é mais saudável que a carne bovina, porque ela possui menor quantidade de gorduras saturadas. Sempre tive preocupação em consumir alimentos saudáveis e sendo uma carne mais magra, acredito que o risco de desenvolvermos problemas cardíacos diminui. Fora esses benefícios, aqui todos adoramos frango”, declara.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x